02 OUT 2017
FUNDO SOCIAL
?Outubro Rosa? tem início com evento de abertura em frente ao Paço Municipal de Garça

A campanha Outubro Rosa 2017 está oficialmente aberta. A iniciativa organizada pelo grupo ?Amigos da Dalvinha? tem o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama, alertando principalmente sobre o diagnóstico precoce da doença. O grupo, em parceria com a Prefeitura de Garça, organizou um evento de abertura da campanha na noite deste domingo, dia 1º de outubro, em frente ao Paço Municipal Dr. Ulysses Guimarães.

Estiveram presentes o prefeito João Carlos dos Santos, o vice-prefeito Cassiano Pelegrini, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Garça, Cláudia Furlaneto dos Santos. O Fundo Social de Solidariedade garcense, bem como a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, são parceiros do ?Amigas da Dalvinha? e colaboram com a realização de atividades relacionadas ao mês de prevenção. O evento contou ainda com a apresentação do Grupo de Prática de Choro da Emca (Escola Municipal de Cultura Artística) ?Amélio Naná Zancopé? e do Grupo Cello Contágio.

Dalva Maria da Silva, ou simplesmente Dalvinha, como é conhecida, contou para todos os presentes como começou o grupo, apresentou algumas integrantes e também explicou sobre a produção de um livreto informativo, lançado no dia 22 de setembro, contendo uma história de conto de fadas para que, mesmo as crianças, sabendo que a mãe tem o câncer de mama, possam entender que a doença tem cura. As ações do grupo começaram em 2011, nas dependências do Hospital São Lucas. De lá pra cá, as iniciativas foram crescendo por toda a cidade, e hoje o grupo conta com voluntárias que já passaram pela doença.

Durante todo o mês de outubro, o prédio do Paço Municipal estará iluminado na cor rosa em apoio à campanha, bem como a estátua de São Pedro, padroeiro da cidade, além dos famosos monumentos da Garça, nas entradas da cidade.

A agenda de atividades da campanha Outubro Rosa 2017 é extensa. Já nesta quarta-feira, dia 4, será realizada a tradicional caminhada pelo centro da cidade, com a participação da fanfarra da Etec Monsenhor Antônio Magliano. A concentração será às 9 horas, em frente ao Paço Municipal.

No dia 10 de outubro, às 9 horas, haverá uma Ação de Saúde, na Praça Rui Barbosa. Já dia 20, às 13 horas, acontecerá o Movimento Rosa, com ações que serão desenvolvidas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

No dia 27, às 18 horas, será realizado o ?Dia da Beleza?, com a inauguração da Escola de Beleza de Jafa, uma ação de capacitação profissional promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Garça. O evento será realizado no Centro Comunitário de Jafa. No dia 29, a partir das 9 horas, o Lago Municipal JK Willians contará com a ?Ação Pela Vida?, um evento desenvolvido pelo Rotaract garcense.

O encerramento da campanha Outubro Rosa 2017 em Garça será no dia 30, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal Miguel Mônico, com um desfile com as voluntárias do grupo que estão em tratamento e convidadas. As organizadoras informam que nos dias livres, entre as atividades programadas, também poderão ser agendadas palestras educativas para alertar sobre o diagnóstico precoce e tudo mais envolvendo o câncer de mama, uma doença que acomete principalmente mulheres e que conta com mais de 600 mil casos por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer.