09 OUT 2017
Cafeicultura regional dá um grande passo em busca da sua real valorização

Já é de conhecimento que o setor cafeeiro em Garça recebe grande apoio da Prefeitura de Garça para a sua recuperação, fortalecimento e melhorias na qualidade do produto comercializado. Mas esta semana, o setor recebeu um reforço especial conquistado por influência política do prefeito João Carlos dos Santos. Durante reunião no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, uma comitiva garcense trouxe para a cidade o forte apoio do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o atual vice-governador, Márcio França, ao projeto de Identificação Geográfica ? IG do Café de Garça e Região.

?Nós, desde o início da gestão, definimos um olhar específico para essa questão que envolve a cafeicultura. Uma das iniciativas passa pela identificação da Indicação Geográfica, que é muito importante para o reconhecimento e valorização do café no mercado externo. Então, nós evoluímos muito, os produtores estão se organizando, trabalhando em bloco a favor dessa movimentação. Esta semana, nós tivemos a oportunidade de estar presente na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, no qual o vice-governador Márcio França é o secretário, levando um pleito de apoio financeiro para o desenvolvimento do projeto da Identificação Geográfica?, explicou o prefeito.

Ainda segundo João Carlos, a comitiva trouxe excelentes notícias desse encontro. ?Junto com os produtores que nos acompanharam, pessoas da CATI, do Ministério da Agricultura, e o apoio do Governo do Estado no desenvolvimento do projeto da identificação geográfica, conseguimos o apoio financeiro, não só o apoio de Secretaria, mas também o apoio financeiro, o que nos deixa muito satisfeitos, porque estamos evoluindo, e essa evolução é necessária para que possamos concretizar o nosso sonho e o nosso plano de fazer com que a nossa cafeicultura volte a ocupar o espaço no cenário nacional que nos pertence?.

A reunião foi uma intervenção política do prefeito João Carlos dos Santos, que utilizou de seus contatos junto ao deputado estadual Ricardo Madalena, para agendar a reunião com secretário estadual e vice-governador.

?Sem dúvidas nenhuma, nós estamos fazendo um grande trabalho com o João Carlos, um prefeito dinâmico, que a gente tem um carinho muito grande. Não estamos medindo esforços para viabilizar esse recurso para trazer mais qualidade aos produtores de café?, argumentou o deputado estadual, Ricardo Madalena.

Na comitiva garcense estavam, além do prefeito, secretário municipais ligados ao assunto, entre eles Diogo Sebastião de Oliveira, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o gerente do Sebrae de Marília, Elton Yokomizo, o responsável pela Casa de Agricultura de Garça e também produtor, Wanderley Tavares Dias e os cafeicultores da Associação de Produtores de Cafés Especiais de Garça e região, Hélio Bétega, Paulo Granchelli, Walter Crudi e Thereza Sartori.

?Não poderia ter acontecido algo melhor.  O vice-governador nos recebeu muito bem e atendeu a nossa reivindicação. Estamos conseguindo, por meio da influência política do prefeito João Carlos, a aquisição de recursos para conquistarmos a Identificação Geográfica do café da região e finalmente, com a boa política do prefeito, teremos a nossa cafeicultura reconhecida?, afirmou o produtor garcense Paulo Granchelli.

O gerente do Sebrae de Marília, Elton Yokomizo, explicou ao vice-governador sobre a abrangência do projeto do IG do café, que irá atender de 1.200 a 1.300 produtores da região, e consequentemente, alavancar a economia regional e aumentar a geração de empregos por meio da valorização do café.

?O Governo do Estado se propôs a nos dar um apoio em termos de rubricas e convênios, para que a gente possa desenvolver, da maneira mais rápida possível, as ações para obtenção do IG de Garça, voltado à procedência. Este é um passo fundamental dentro de todo esse processo, que já tem como principal apoio até mesmo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Dentro disso a gente espera realmente nesses próximos meses, ou no próximo ano, obter esse importante passo para a cafeicultura de Garça e região, que é a certificação do IG?.