20 DEZ 2017
Servidores da Indústria e Comércio passam por treinamento interno de comunicação

Servidores da Secretaria de Indústria e Comércio de Garça (Semic) passaram por treinamento interno neste mês de dezembro. O trabalho foi coordenado pela diretora de Comunicação Social da Prefeitura, Ana Lúcia Molina Bez. Foram aplicadas dinâmicas de grupo com o objetivo de unir ainda mais a equipe, que lida diariamente com o atendimento a um público bem diversificado.  Funcionam dentro da Semic, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o Procon, o  Banco do Povo e a recém inaugurada Sala do Empreendedor.

Segundo a diretora, tão importante quanto comunicar aos munícipes as ações realizadas pela Prefeitura, é cuidar da comunicação interna, olhar atentamente para os colaboradores que trabalham na máquina pública, pois é o servidor o elo entre o poder público e a sociedade.

?Ao assumirmos a gestão nos deparamos com grandes profissionais que se esforçam diariamente para cumprir suas funções de forma extremamente eficiente. É um grande desafio promover melhorias nos serviços ofertados à população. Entendemos que o investimento em tecnologia é fundamental para tornar melhor e mais eficaz esse processo, porém, temos plena convicção de que é necessário que se olhe para quem movimenta e alimenta essa engrenagem pública?, disse Ana Lúcia.

Diante desse desafio, a diretoria de comunicação elaborou o treinamento que foi dividido em cinco etapas. ?Nos preocupamos primeiro em entender as expectativas desses servidores. Suas histórias de vida e do tempo de dedicação ao serviço público. Nos deparamos com trabalhadores com quase 30 anos de serviço público e que nunca haviam tido a oportunidade de parar para discutir suas funções, expectativas e motivações. Conversamos sobre a missão de servir ao público. Desenvolvemos dinâmicas em equipe para melhorar ainda mais a comunicação e a interação entre eles?.

As dinâmicas foram desenvolvidas em três dias consecutivos, após as 16 horas, quando encerra o atendimento ao público. Também foi aplicada uma Pesquisa de Clima Organizacional para saber o nível de satisfação desses colaboradores e para dar subsídios na elaboração de ações internas na Secretaria de Indústria e Comércio, que melhorem, ainda mais, o clima organizacional e propiciem um ambiente mais favorável para motivação e engajamento desses colaboradores.

Por solicitação do prefeito João Carlos, a Secretaria de Comunicação dará continuidade a esse trabalho em 2018, aplicando também em outras secretarias e departamentos da Prefeitura. O projeto piloto na Semic, em poucos dias, já apresentou resultados, segundo o secretário Bruno Henrique Severino.

?Nós percebemos que as atividades estimularam os servidores a trabalharem em equipe e a demonstrarem suas competências. O bem estar ocasionado em nossa secretaria foi impressionante. Os colaboradores puderam sentir que a Prefeitura se preocupa e valoriza a sua contribuição. Eles puderam sentir também que são mais do que prestadores de serviços e que o trabalho deles está diretamente ligado ao bem estar da população?, destacou Bruno Severino.

O secretário parabenizou o prefeito João Carlos por acreditar na ideia de trazer este trabalho de Comunicação Interna para a Prefeitura. ?Os resultados foram imediatos e de muita efetividade. Também gostaria de exaltar o trabalho da equipe de Comunicação, por meio da diretora Ana Lúcia Bez, que preparou todo este trabalho e executou com muita excelência e perfeição?, finalizou o secretário.

20/12/2017