04 JAN 2018
SAAE
SAAE confirma chuva de 40 milímetros em 30 minutos no dia 2 em Garça

Garça recebeu uma incomum quantidade de água durante a chuva que caiu na tarde da última terça-feira, dia 2 de janeiro, em curto período de tempo, provocando inundações em alguns pontos da cidade. Em apenas 30 minutos choveu 40 milímetros, segundo dados do Posto Pluviométrico do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE), existente na Estação de Tratamento de Água (ETA).

De acordo com o diretor-executivo do SAAE, Ulysses Bottino Peres, no dia 2 de janeiro, em um curto período de 30 minutos, choveu 40 milímetros. Levando em conta que a média de chuvas para o mês de janeiro em Garça fica em torno de 236 milímetros, em meia hora choveu 16,95% do esperado para todo o mês. Ao longo das 24 horas do segundo dia do ano, choveu 63,2 milímetros, totalizando 26,78% da previsão histórica de janeiro.

?Nós tivemos um evento neste dia que foi uma chuva de 40 milímetros em 30 minutos. É um índice muito alto. Vários pontos sofreram com essa chuva e se trata de uma questão complexa, mas já estamos realizando estudos para diminuir o impacto que uma chuva como essa tem causado em Garça?, disse o diretor-executivo do SAAE.

Para se ter uma noção melhor sobre a chuva que caiu em Garça, em apenas um dia, choveu mais do que costuma cair em meses como junho, julho e agosto. Dados históricos apontam que uma pancada de chuva como a verificada no último dia 2 de janeiro, costuma cair a cada cinco anos.

A unidade de milímetros se refere à altura da coluna de água. Um milímetro é igual a um litro em um metro quadrado. Se você espalhar uniformemente um litro de água sobre uma superfície de um metro quadrado, você terá uma coluna d?água de um milímetro. Sessenta milímetros seria o mesmo que espalhar 40 litros em um metro quadrado. Se chover 40 mm em uma área de 1 mil metros quadrados, teremos então um volume de 40 mil litros ou 40 metros cúbicos.