23 MAR 2018
SAAE
Prefeito João Carlos representa Garça no 8º Fórum Mundial da Água em Brasília

O prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, esteve em Brasília, participando do 8º Fórum Mundial da Água, acompanhado do diretor executivo do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE), Ulysses Bottino Peres. O evento reuniu representantes de mais de 180 países, que puderam discutir, trocar informações e experiências, sobre diferentes realidades, se aprofundando na questão da água.

O prefeito João Carlos é membro titular do Comitê de Bacias Hidrográficas do Aguapeí-Peixe e suplente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Médio Paranapanema. Além disso, ele representa os prefeitos do Médio Paranapanema no Conselho Estadual de Recursos Hídricos e é um dos quatro prefeitos do Conselho Orientador do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (Fehidro).

Ele destacou a oportunidade de todos os prefeitos participantes do 8º Fórum Mundial da Água, principalmente aqueles que estão envolvidos nos comitês de bacias hidrográficas, de ter um contato e entendimento maior das questões que envolvem a água, não apenas na atualidade, mas já pensando em um futuro próximo.

?Houveram discussões sobre os problemas da água no mundo, no nosso país e também na nossa região. Tivemos a condição de conhecer tecnologias e debater questões de interesse de toda a sociedade, através de experiências vividas em todas as partes do mundo, inclusive de pessoas que vivem realidades totalmente diferentes das nossas?, afirmou João Carlos.

O prefeito destacou a importância das discussões, painéis e debates, com oportunidade de aproximação e troca de conhecimento com representantes de diversas partes do mundo. Ele acredita que o 8º Fórum Mundial da Água deixará um importante legado, com um forte compromisso do mundo inteiro com a preservação das águas e das bacias hidrográficas.

?Nós somos uma das poucas cidades que têm 100% da sua água captada em superfície, preservando ou não utilizando as águas dos lençóis freáticos. Isso é uma vantagem, mas precisamos olhar seriamente nas questões dos assoreamentos e erosões, preservando essas áreas de contribuição para as águas de superfície que abastecem a cidade. Essa participação nos faz ampliar o conhecimento e orientar nas tomadas de decisão?, disse João Carlos dos Santos.

O Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos e pela primeira vez foi realizado na América Latina. A primeira edição foi em Marrakesh, no Marrocos, em 1997. De lá para cá, ele passou por Haia, na Holanda, em 2000; Kyoto, no Japão, em 2003; Cidade do México, no México, em 2006; Istambul, na Turquia, em 2009; Marselha, na França, em 2012 e Daegu, na Coreia do Sul, em 2015.