20 ABR 2018
Secretaria da Educação informa situação da merenda escolar

Ao contrário do que foi noticiado através da internet nos últimos dias, desmerecendo o trabalho realizado pelos servidores municipais de Garça, nenhum aluno da rede pública do município ficou sem merenda escolar. A Administração Municipal é minuciosa neste tema e tem atenção especial com a alimentação dos estudantes garcenses.

A Secretaria Municipal de Educação esclarece que os alimentos ofertados aos alunos seguem uma criteriosa escolha feita pela equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar (antiga Cozinha Piloto). No cardápio dos estudantes constam diversos tipos de alimentos de qualidade, balanceados com macro e micronutrientes que as crianças precisam durante o período em que permanecem na escola.

?No café da manhã os alunos recebem leite com chocolate, acompanhado de bolacha de maisena ou pão com margarina, dependendo do dia. Em alguns dias da semana são distribuídas bolachas de leite ou bolacha cream cracker. Em relação à merenda, também dependendo do dia, os estudantes podem comer arroz branco, feijão, escondidinho de batata com carne moída ao molho e legumes como cenoura, chuchu e abobrinha?, informou Wagner Alexandre dos Santos, diretor do Departamento de Alimentação Escolar.

Em outros dias, é servido arroz temperado com frango em lascas, cenoura, tomate, pimentão, abóbora e ervilha, além de salada de repolho. Os alunos também comem macarrão ao molho de carne moída e chuchu, salada de alface e repolho, sardinha ao forno com batata e legumes, bem como salada de beterraba ralada.

Eles também recebem omelete ao forno com legumes, carne em cubos desfiada com cenoura e tomates, frango desfiado refogado, carne em cubos com mandioca, polenta com molho de carne moída, cenoura, chuchu e abobrinha. Em algumas oportunidades é servido cachorro quente para as crianças. Os estudantes também recebem frutas na alimentação escolar fornecida em Garça.

?Todos nós trabalhamos com muita responsabilidade e dedicação em todos os setores que nos competem, e com relação à merenda escolar dos nossos alunos, isso não é diferente. Os cardápios são elaborados por nutricionistas, respeitando as exigências alimentares de cada fase das crianças, com dieta balanceada, com todos os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento dos alunos durante o período escolar e, este respeito, é essencial para o desenvolvimento e para formação de hábitos alimentares saudáveis durante a infância e a adolescência. Este é um serviço prestado de fundamental importância e indispensável para os cidadãos garcenses que confiam seus filhos aos nossos cuidados. Reafirmo que todas as orientações recebidas de nossos nutricionistas são rigorosamente seguidas, e, faltando algum ingrediente, outro de igual valor nutricional é imediatamente acrescentado, não deixando nada a desejar. E, a partir de agora, para que haja transparência e ciência da população garcense, serão disponibilizados, no site da prefeitura, os cardápios semanais da merenda escolar oferecida aos nossos alunos. Para qualquer outra informação necessária, nos colocamos à disposição na Secretaria Municipal de Educação?, enfocou a secretária municipal de Educação de Garça, Rozely Gabana Padilha Silva.

DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS

A compra de alimentos em Garça segue uma tramitação burocrática normal como em qualquer órgão público. Em todas as compras é feita uma licitação e um teste dos alimentos com o Conselho de Alimentação Escolar. Os produtos que são comprados precisam de aprovação de ficha técnica e outros documentos que são exigidos, para garantir a qualidade do que será ofertado aos alunos.

Durante o processo de licitação, existe a possibilidade de fornecedores inconformados com o resultado entrarem com recurso. Esses recursos são analisados, sendo aceitos ou não. Ocorre que esse tipo de situação protela um pouco o processo licitatório atrasando a entrega da mercadoria adquirida na compra. Isso ocorreu com a aquisição de carnes, e prontamente o Departamento de Alimentação Escolar realizou uma compra emergencial que foi suficiente para atender as escolas durante este período de aguardo.

Se em algum dia da última semana não foi fornecida a carne no cardápio de alguma escola, ela foi imediatamente substituída por outra proteína, escolhida com muito critério pela equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar, conforme as necessidades nutricionais das crianças.

Este período já foi ultrapassado e a partir de segunda-feira, dia 23, os novos alimentos adquiridos serão entregues para o Departamento de Alimentação Escolar, que faz a distribuição para as escolas do município. É importante destacar que já foram entregues nas escolas os produtos para a alimentação dos estudantes na próxima semana. Os que serão recebidos pelo Departamento de Alimentação Escolar são os que serão destinados a partir da outra semana, sem qualquer prejuízo para os alunos.