23 ABR 2018
Visita à Europa leva prefeito a encontro com representantes da cidade de Girona, na Catalunya

Em sua agenda na Espanha, o prefeito João Carlos dos Santos, os cafeicultores de Garça e todos os representantes da delegação garcense foram recebidos em uma reunião institucional e empresarial no Saló de Plens, na cidade de Girona, fundada no ano 79 a.C.

A reunião foi conduzida pela representante da prefeitura da cidade italiana, Sra. Glòria Plana i Yanes, responsável pela promoção econômica e pelo desenvolvimento local e do turismo de Girona, e também contou com a participação do Sr. Jordi Pou, CEO da Coffee Center, que apresentou a delegação garcense às autoridades locais.

Ao iniciar o encontro, o prefeito João Carlos foi presenteado com livros que contam a história da cidade. Retribuindo a gentileza, ofertou o material oficial de divulgação de Garça desenvolvido pela equipe da secretaria de comunicação e também uma obra de artesanato representando a ave que denomina nossa cidade.

Na fala aos presentes, a Sra. Glòria ressaltou a importância do turismo para a cidade. Girona sentiu um aumento considerável no turismo já que em 2015 foi cenário de locações para a quinta, sexta e sétima temporadas da série Game of Thrones, sucesso mundial da TV.

O secretário municipal de comunicação e de turismo, Fábio Bonassa, se impressionou com a importância dada ao turismo pelos dirigentes locais. Na fala da Sra. Glòria, além das visitas aos castelos, igrejas, casas medievais e muralhas da cidade, Fábio percebeu que houve uma grande ênfase às bicicletas, já que há um grande parte da cidade que é plana, propícia para um passeio ciclístico em meio a paisagens milenares. Segundo relatou Glòria, sua pasta está trabalhando em uma bicicleta que tenha um designer exclusivo para a cidade e que ofereça uma oportunidade única aos visitantes.

Ao saudar os presentes, o prefeito João Carlos destacou: ? É uma satisfação muito grande para todos nós, garcenses, sermos recebidos por representantes da prefeitura de Girona. Garça é uma cidade pequena e nova, de apenas 89 anos, e se constituiu devido ao café. Primeiro chegou o café, depois a cidade foi formada. Nosso município sempre se desenvolveu desde a cultura. Hoje são mais de 500 famílias envolvidas com o café e mais de 12.000 hectares produzindo esta bebida tão apreciada em todo o mundo, e estamos felizes que este produto nos proporcionou conhecer Girona, Barcelona e a Catalunya. Este é o primeiro passo de uma parceria que esperamos ser duradoura,? afirmou o prefeito.

Entre as autoridades presentes estava o Sr. Domènec Espadaalé i Vergés, presidente da Câmara de comércio de Girona e o Sr. Ferran Rodero Tomas, delegado em Girona da unidade de relações institucionais e território da ACCIÓ, Catalonia Trade & Investiment. Em conversa com o prefeito João Carlos dos Santos, Ferran colocou sua instituição à disposição para colaborar com o desenvolvimento de Garça, inclusiva em relação à conservação, ao aproveitamento e às pesquisas desenvolvidas relacionadas à agua.