18 JUN 2018
Sinal de TV analógico será desligado no dia 28 de novembro em Garça

O sinal analógico de TV em toda a região será desligado no dia 28 de novembro deste ano. Esse processo está acontecendo em todo o país e em breve será realidade também em Garça, que recebeu na última sexta-feira, dia 15, o consultor de mobilização social da Seja Digital, Luiz Mendes, que trouxe importantes informações sobre o trabalho que está sendo desenvolvido para que os garcenses não fiquem sem o sinal da TV Digital.

De acordo com Luiz Mendes, a Seja Digital tem o objetivo de que todos os beneficiários dos programas sociais do governo federal tenham acesso gratuito ao kit de antena e conversor. Em Garça ainda não existe um prazo para o início da distribuição, mas a consulta já pode ser feita.

?A mobilização aqui em Garça contará com o apoio das secretarias municipais de Informação e Comunicação, Assistência Social, Saúde e Educação, que receberam as instruções e treinamento, para atuar diretamente com o público alvo do processo?, explicou Mendes.

Para receber o kit composto de um conversor, uma antena UHF e controle remoto, o beneficiário contará com pontos de apoio para agendamento da entrega do material que funcionará em locais estratégicos a serem divulgados posteriormente. No momento do agendamento, o beneficiário deverá informar o local da agência dos Correios que pretende retirar o equipamento.

Para saber se o seu nome está na lista fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o beneficiário pode ligar gratuitamente para o telefone 147, informando o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Através desta ligação, que pode ser feita de telefone fixo ou celular, ele poderá agendar a retirada de seu kit, caso tenha direito.

Segundo Luiz Mendes, as emissoras podem fazer a migração do sinal até o dia 28 de novembro. Atualmente algumas já estão fazendo a transmissão no sinal digital, simultaneamente com o sinal analógico, enquanto outras ainda estão apenas transmitindo pelo sinal analógico.

?Enquanto o sinal analógico não for desligado, as emissores ainda podem continuar fazendo suas transmissões por ele. Estamos realizando esse trabalho, com distribuição dos kits, para não deixarmos ninguém para trás. O sinal digital trará uma qualidade melhor e possibilitará outros recursos para o público?, disse o consultor

O desligamento do sinal analógico liberará a faixa de 700 MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets, acessem a internet com velocidades muito mais rápidas, com cobertura do sinal em ambientes fechados muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz.

O que é a Seja Digital?

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.