04 JUL 2018
Conjunto Habitacional da CDHU em Garça se chamará ?Vereador João Serapião?

O prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, sancionou na última quinta-feira, dia 28 de junho, a Lei Municipal Nº 5.235/2018, que dispõe sobre a denominação do Conjunto Habitacional da CDHU em Garça, que se chamará ?Vereador João Serapião?. Além da justa homenagem ao ex-vereador, outros nomes de rua no futuro bairro também foram definidos.

Segundo a Lei Municipal, que foi aprovada pela Câmara dos Vereadores de Garça, fica denominada ?Rua Ângelo Rossato?, a Rua 01, no perímetro urbano da sede do Município, localizada entre a Rua Ulysses Peres e Rua Guarantã, do ?Conjunto Habitacional Vereador João Serapião?.

Foi denominada como ?Rua Araruva?, a Rua 02, no perímetro urbano da sede do Município, localizada entre a Rua Guarantã e a área Remanescente do Recanto das Hortências, do ?Conjunto Habitacional Vereador João Serapião?. Também foi denominada como ?Rua Jequitibá?, a Rua 03.

QUEM FOI JOÃO SERAPIÃO

Filho de Bento Serapião e Ana Maria Tortola Serapião, João Serapião nasceu em 31 de julho de 1943. Seus pais vieram morar na Vila Mariana quando tinha apenas 8 meses de idade, fixando residência na rua Prefeito Salviano Pereira de Andrade. Frequentou a escola até a quarta série, iniciando, nesta época, na vida de trabalhador para ajudar no sustento da família.

Com 21 anos casou-se com Neusa Alberti Serapião e tiveram três filhos: Maria José, Deyse Regina, João Henrique. Foi muito atuante na comunidade garcense. Envolvia-se em trabalhos voluntários e ajudou a construir a Capela São Geraldo junto com as lideranças de bairro. Fazer o bem sempre o deixava feliz. Adorava rodeios. Tanto que criou um espaço para esse tipo de evento. Aos domingos se dedicava a esta atividade de cunho social, na qual a renda era destinada para projetos sociais.

Figura popular, sempre engajado em trabalhos voluntários, acabou sendo eleito vereador por dois mandatos consecutivos (1989 a 1992 e 1993 a 1996). Por força do trabalho afastou-se da política, mas não totalmente. Apoiou a esposa Neusa a dar sequência na carreira política da família. Com sua ajuda ela foi eleita vereadora e posteriormente, após seu falecimento, a filha Deyse também acabou conquistando uma cadeira na Câmara. Entre suas principais conquistas estão: Escola Edson Puga na Vila Mariana (Gestão Panza Neto), Construção do SEAC I e II do Jardim São Lucas, desativando a Favela do

Evilázio (Gestão Júlio Marcondes de Moura), asfaltamento a Fundo Perdido das ruas Alzira Nazaré, Nabor Silva e José Vizotto. Serapião ainda reivindicou junto ao vice-prefeito Antônio Marangão a construção da Creche Inês Marangão, que hoje atende 90 crianças, e ainda solicitou a instalação da Pré Escola Maria Helena em Vila Mariana. Foi rotariano por 10 anos.

Após 70 anos dedicados a comunidade garcense e família, e enfrentando um grave problema de saúde, faleceu em 1º de março de 2014, deixando esposa, a ex-vereadora Neuza, três filhos, genros, nora e sete netos. Cumpriu seu papel nesse mundo, fazendo a diferença com seu carisma e sua postura digna e honesta, deixando um Bordão, "João Serapião, o homem do povão".