Aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 30, uma entrevista coletiva no gabinete do prefeito municipal, João Carlos dos Santos.
O diretor-executivo do SAAE, Ulysses Bottino Peres, também participou, já que o assunto foi o saneamento básico.
Aos presentes o prefeito falou sobre as obras da Funasa - Fundação Nacional de Saúde - que continuam no município com a substituição da rede de abastecimento de água e construção de novos reservatórios, a reforma da estação elevatória do Córrego Barreiro, no bairro Paineiras, do emissário de esgoto no bairro Morada do Sol, da reforma da ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto - do rio do Peixe e do Tibiriçá, a contratação dos planos de estudo para a nova estação de tratamento de esgoto do distrito de Jafa e do início da reforma do principal reservatório de água de Garça, que é subterrâneo e tem capacidade para 4.800.000 (quatro milhões e oitocentos mil litros) mas que já não trabalha com esta capacidade há um bom tempo devido às rachaduras que existem na estrutura e acabam por diminuir sua capacidade para, no máximo, 3.000.000 (três milhões) de litros de reserva.
"Sabemos que os políticos não gostam de anunciar investimentos em obras que ficam enterradas, mas temos que olhar para o futuro e fazer os investimentos necessários. Excluindo os investimentos da Funasa, da ordem de R$ 10.000,00 ( dez milhões de reais), dentro do nosso planejamento serão cerca de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais), dos quais metade de recursos próprios e a outra metade estaremos viabilizando com união e estado. Este planejamento irá até 2022, ultrapassa o nosso mandato, que vai até 2020, mas não podemos pensar em mandato, temos que pensar em governo, e o caminho para que a nossa população não sofra com desabastecimento de água e tratamento de esgoto será alinhado e traçado. Caberá ao próximo adminstrador executar ou não as obras que nós ainda não tenhamos realizado. Para isto é necessário que o SAAE mantenha seu funcionamento corretamente e possa oferecer superávit viabiizando os investimentos próprios", enfatizou o prefeito João Carlos.
REFORMA DO MAIOR RESERVATÓRIO DE ÁGUA DE GARÇA
O diretor-executivo do SAAE, Ulysses Bottino Peres, falou sobre a necessária economia de água da população: "Nós iremos iniciar no próximo dia 6 de agosto a reforma do reservatório que foi inaugurado em 1.961 e que já era necessária. Será uma obra de cerca de 120 dias. Durante o período de reforma nós pedimos aos munícipes que economizem água, evitando lavar quintais, frente de residências e empresas, seus carros e motos, para que não falte água para beber, para cozinhar, para tomar banho. Só com o esforço coletivo não teremos racionamento", reforçou Ulysses.
O reservatório a ser reformado já começou a ser esvaziado.