22 OUT 2018
SAAE
Nota oficial sobre a falta de água em Garça no fim de semana

A Prefeitura Municipal de Garça e o SAAE ? Serviço Autônomo de Água e Esgoto ? esclarecem os motivos sobre a interrupção no abastecimento de água no município e Distrito de Jafa entre quinta, sexta e sábado.

A causa foi o forte vendaval no início da noite de quinta-feira, por volta das 18:30 h, não só em Garça, mas em cidades vizinhas como Álvaro de Carvalho, Balbinos, Marília, Lucianópolis e também na região de Bauru.

O primeiro contato dos diretores do SAAE com a CPFL, responsável pelo fornecimento de energia elétrica, aconteceu próximo às 19:00 h de quinta-feira, cerca de meia hora após a queda da energia. Mas, infelizmente, a energia só voltou na sexta-feira, mais ou menos às 20:00 h, ou seja, as bombas de captação de água da estação B1 ficaram por mais de 25 horas sem energia elétrica e, consequentemente, sem captar água.

Como a capacidade de reservação de água em Garça está cerca 40% menor, já que nosso principal reservatório de 4 milhões e oitocentos mil litros está passando por reforma que deve terminar em dezembro, a falta deste precioso líquido aconteceu bem mais rápido aos moradores, ocasionando o completo esvaziamento dos reservatórios ativos. Nestas situações há uma demora maior da água chegar às torneiras quanto o abastecimento é retomado.

O que pudemos constatar com este fato são pontos falhos do nosso sistema de abastecimento de água. E a administração municipal, através do SAAE, vai tomar providências. Uma delas é a necessidade de um estudo de viabilidade para que sejam instalados, tanto na estação B1 quanto na B2, geradores de energia elétrica para que as bombas de captação de água não parem de funcionar.

A administração municipal sabe e lamenta o transtorno causado a grande parte da população pela falta de água e ressalta que, desta vez, não foi um problema ocasionado por religações da nova rede de distribuição do SAAE, e sim pela falta de fornecimento de energia elétrica na estação de captação B1.