28 NOV 2018
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Sinal analógico começa a ser desligado em Garça

O sinal analógico de TV começou a ser desligado nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, em todo o interior de São Paulo, incluindo a cidade de Garça. O desligamento do sinal será completado no dia 12 de dezembro. A distribuição dos kits da TV digital continua por 30 dias. Quem está na base conseguirá fazer o agendamento normalmente pelo 147 ou pelo site para a retirada.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa frequência será utilizada para ampliar o serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil. De acordo com a Empresa Administradora da Digitalização (EAD), 41% das cidades já foram mitigadas e 4.263 cidades já foram liberadas.

Durante a campanha de mitigação a população é informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital. O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel libera o uso da faixa de 700 MHz.

Os beneficiários de programas sociais do Governo Federal (como Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Tarifa Social de Energia Elétrica) têm direito ao recebimento de um kit gratuito (com antena e conversor). Os beneficiários devem agendar a retirada do kit no site http://www.sejadigital.com.br/home ou se preferir ligar no 147. Segundo a EAD, serão distribuídos um total de 280 mil kits no mês de novembro.

A lista de localidades afetadas (municípios) está no Anexo III da Portaria 7432/2017 do MCTIC. A distribuição dos Kits continua por 30 dias. Quem está na base conseguirá fazer o agendamento normalmente pelo 147 ou pelo site para a retirada.

Versão do Sistema: 3.2.3 - 06/06/2022