A forte tempestade que atingiu Garça no final da tarde deste domingo, dia 2 de dezembro, derrubou seis árvores na cidade. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) está avaliando todos os casos, para saber as condições que as árvores se encontravam antes da queda. Apesar dos estragos registrados em todo o município, ninguém ficou ferido.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Victor Mafud, foi até o local da queda de uma das árvores, na Rua Maria Izabel, na praça da escola Victor Hugo Guanaes de Freitas. Uma grande monguba atingiu um automóvel que estava estacionado, provocando grandes danos.
?Essa espécie de árvore não é ideal para a área urbana. Estamos fazendo a substituição gradativa delas, mas a demanda é muito grande. Temos que atender uma prioridade para árvores que possuem risco iminente de queda. Neste local já havíamos retirado algumas mongubas para substituição e recebemos diversas críticas?, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente.
Victor Mafud destacou que a equipe da Sama segue realizando um trabalho ininterrupto de verificação para saber se as árvores possuem condições de permanência ou se necessitam de substituição imediata. Existe um cronograma de trabalho e todas as mongubas devem ser substituídas. Ele também explicou que até o final do ano, Garça deve atingir o número de cinco mil mudas plantadas em 2018.
?Em uma situação como a verificada ontem, mesmo uma árvore sadia corre o risco de cair, porque os ventos durante a tempestade foram muito fortes. Foi um evento realmente muito intenso e nesse caso fica muito difícil de prever qual árvore pode cair?, finalizou Mafud.