03 DEZ 2018
Levantamento mostra situação do resultado financeiro de recurso próprio desde 2013

Após a divulgação feita pelo Vereador Paulo André Faneco da situação do resultado financeiro de recurso próprio 2018 da Prefeitura Municipal de Garça, o Prefeito João Carlos Santos pediu à Controladoria Geral do Município um levantamento dos cinco anos anteriores a 2018. O ofício 074/2018 assinado pelo Controlador Geral do Município, Francisco Ferreira dos Santos, ilustra esta matéria. O objetivo foi realizar um comparativo da situação atual e destes anos.

?Entendo que a atuação do Vereador Paulo André está dentro de suas atribuições, de fiscalizar o executivo. Mas não posso achar normal a divulgação dos números com objetivo de passar à população uma situação de que a Prefeitura está quebrada, o que não é verdade. Nos anos anteriores os números são bem parecidos. Estamos passando por um situação difícil. O que temos é variação do fluxo de caixa?, explicou o Prefeito João Carlos. E continuou: ?Durante toda a minha vida como cidadão tomei decisões de maneira clara e responsável. Agora que estou Prefeito não irei mudar, manterei a mesma postura. Sei do tamanho da minha responsabilidade em administrar os destinos da nossa cidade. O que não posso admitir é que seja feita a manipulação da opinião pública?.

No gráfico abaixo podemos notar os valores levantados de 01 de janeiro até 31 de outubro, entre 2013 e 2018. Constituem o resultado financeiro de recurso próprio: disponibilidade financeira, restos a pagar, restos a pagar não processados e déficit financeiro (01 ? Tesouro). Tesouro são os recursos municipais, os recursos próprios.

Pode-se notar que em todos os anos relacionados havia déficit financeiro no recursos 01- Tesouro. Em 2014 o valor é próximo ao deste ano: - R$ 6.419.938,88; o de 2018 é de - R$ 7.255.365,81. Lembrando que o Hospital São Lucas esteve sob intervenção municipal de 14 de setembro de 2017 a 30 de novembro de 2018.

Na coluna restos a pagar não processados, os números de 2018 são menores que 2013, 2014 e 2015.

Em entrevista coletiva na semana passada, o Prefeito João Carlos deixou claro que a situação não é das mais agradáveis, mas está sob controle. ?Já havíamos previsto estes números. Na verdade, deveremos passar 2018 com um déficit ao redor de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais), perfeitamente administrável. Todos os compromissos da Prefeitura Municipal de Garça estão e serão honrados?, finalizou o Prefeito.

03/12/2018