14 DEZ 2018
Instituições conveniadas elogiam a nova relação com a Prefeitura

Foi realizada esta semana uma importante reunião de avaliação entre o Prefeito João Carlos dos Santos e as instituições conveniadas vinculadas às Secretarias Municipais de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social. São elas: AFAI Virgília Alves de Carvalho Pinto, APAE, Associação Brasileira das Franciscanas de Garça (Creche Maria Leonor), Patronato Juvenil Garcense, Lar dos Idosos ?Frederico Ozanan? e a Patrulha Juvenil de Garça (Casa Abrigo Sollar).

Também participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Rozely Gabana Padilha Silva, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Lúcia Bertone Cardoso Maia (Ua), representantes das Comissões de Monitoramento, Controle e Seleção e dos Conselhos Municipais ligados a estas duas áreas de serviços prestados à população.

Os indicativos comprovam que em 2018 as instituições tiveram mais produtividade, mais qualidade, melhor planejamento e economicidade, oferecendo mais aos educandos e assistidos por elas e, consequentemente, fazendo com que a Prefeitura ofertasse mais aos munícipes pagando, realmente, o que foi acordado, sem desperdício do dinheiro dos contribuintes.

O prefeito João Carlos relembrou a insegurança das instituições no início da implantação da Lei Federal 13.019/2014, que estabeleceu essa nova relação jurídica com a Prefeitura e que deu mais independência e autonomia para que executassem seus Planos de Trabalho. ?Hoje nós podemos constatar que conseguimos um indicador muito melhor. Ficou muito evidente a satisfação das entidades. Apesar das preocupações que todos tivemos no início, agora é confirmado que fizemos uma escolha pelo caminho correto?.

O Prefeito disse ainda: ?Estou muito satisfeito que, a partir de agora, conseguimos imprimir uma nova visão de trabalho. Essa é a nossa esperança: poder ofertar ainda serviços melhores para as pessoas, para as famílias garcenses. Nós tivemos um ganho que indica a preservação da qualidade, com indicadores de melhorias das políticas pedagógicas, da contratação de profissionais, do incentivo e da motivação desses profissionais, que agora foram contratados pelas entidades. Eu creio que isso seja a soma de esforços que, sem dúvida alguma, trará benefícios para todos. Então nós temos que trabalhar, não só para estabelecer vínculos fortes, mas para poder fazer com que as nossas entidades, que são patrimônios da população garcense, se desenvolvam e cresçam?, finalizou o prefeito João Carlos.

O QUE AS INSTITUIÇÕES ACHARAM DA NOVA RELAÇÃO COM A PREFEITURA EM 2018

Associação Brasileira das Franciscanas de Garça - Rosinéia dos Santos Alves ? coordenadora.  ?Num primeiro momento nós tivemos um pouco de medo, mas durante todo o ano deu muito certo. Nós conseguimos realizar todas as atividades, desapertar um pouco daquilo que estava. Nós conseguimos até com os nossos recursos próprios fazer a manutenção do prédio e a organizar eventos, como passeios e outras coisas que as crianças não tinham?.

Patronato Juvenil Garcense - Benedito Melo ? presidente. ?Isso veio trazer uma autonomia muito boa e com isso melhoramos muitas coisas. Nós buscamos agora a excelência e a qualidade.  A gente tem aquele recurso e sabemos que podemos contar com ele. Então a tranquilidade de trabalhar é muito grande, acaba que você faz as coisas com mais calma, com mais tranquilidade, a ponto de sobrar recurso para que a gente possa devolver para prefeitura?.

Casa Abrigo - Joyce Aline Pereira Gabriel - auxiliar de escritório. ?A gente não teve a dificuldade que as outras entidades tiveram no começo, porque a gente já vinha desenvolvendo esse trabalho antes. Nós crescemos assim com essa independência?.

AFAI - Erivelton Eusébio Berno - assistente administrativo. ?Diferente do que a gente teve nos últimos anos, este ano teve uma eficiência bem melhor, visto que com os funcionários próprios da instituição, a gente teve uma nova fórmula de trabalhar. Estamos realmente  conseguindo atingir o objetivo dentro do nosso Plano de Trabalho, dentro do objetivo da instituição. Então, eu vejo que essa mudança que deu início nesse começo de ano de 2018  ficou bem mais eficiente do que era antigamente?.

APAE - Simone de Souza - assistente social. ?Logo no início a gente imaginou que seria complicado de trabalhar, porque era uma Lei que estaria modificando muitas coisas. No decorrer do ano observamos que havia várias aberturas e oportunidades de estar trabalhando com profissionais de qualidade. Então, o termo, na verdade, veio para qualificar e quantificar o trabalho. No momento melhorou não só para a instituição, mas para família dos usuários e, principalmente para eles?.

Lar dos Idosos ?Frederico Ozanan? ? Maria Claudia Lema da Silva França Perez. ?Nós não conseguimos nos adaptar às normas, então não foi possível estar recebendo esse recurso, mas agora para 2019 já fizemos reuniões com o João Carlos e estaremos formalizando, logo no começo do ano?.