29 JAN 2019
Nova creche-escola foi solicitada em 2009, na gestão Cornélio

O início da construção da nova creche-escola em Garça, na região dos bairros Labienópolis/Vila Cavalcante, causou algumas discussões, especialmente nas redes sociais, a respeito da autoria do pedido deste novo aparelho de educação.

A atual administração entende que o mais importante é a construção e entrega da creche-escola que atenderá 70 crianças da região, mas também entende que é necessário esclarecimento aos munícipes.

O pedido foi feito na administração do ex-prefeito Cornélio Marcondes de Moura, entre 2009 e 2012.

Para dirimir dúvidas, a SECOM ? Secretaria de Comunicação ? questionou o Departamento de Convênios, responsável pelo desenvolvimento dos projetos, sobre o assunto.

O pedido encaminhada à diretora do departamento foi: ?Solicito informação se há nos registros deste departamento algum pedido de creche-escola que tenha sido realizado pela administração municipal a partir do ano de 2013 junto ao governo estadual, entenda-se FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação -, vinculado à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Restrito ao exposto, coloco-me à inteira disposição para esclarecimento que seja necessário e aguardo resposta?.

A diretora, Adriana Ramos Pires, respondeu: ?Informo que este Departamento realizou, a pedido do Senhor Prefeito, através do ofício 177/2018, o pedido de uma creche-escola ao FDE para o bairro Monte Verde no ano de 2018 (cópia anexa). Anterior a esse, não localizamos nenhum pedido em nossos arquivos?.

Ou seja, a afirmação que o pedido aconteceu na gestão 2013/2016 não é verdadeira. O que houve foi a assinatura do TERMO DE ADESÃO ao programa neste período.

Em comentários nas postagens houve, inclusive, a manifestação de dois vereadores, Fábio Polisinani e Paulo André Faneco, alegando justamente que o pedido foi na gestão 2013/2016 o que não relata a verdade, de acordo com a informação oficial do Departamento de Convênios.

A assinatura para do convênio para o início das obras foi feita em abril de 2018 (foto ilustra a matéria).

O processo foi desencadeado após um pedido da vereadora Janete Conessa para que fosse instalada uma creche no bairro Monte Verde.

A partir deste pedido houve um encontro com o Presidente da FDE, João Cury Neto, onde o Prefeito João Carlos dos Santos ficou sabendo que havia um solicitação de 2009. Na ocasião tentou mudar o local para a região do bairro Monte Verde mas não teve êxito. Sendo assim fez solicitação de uma nova creche-escola para aquele bairro.