05 FEV 2019
Alesp aprova Garça como Município de Interesse Turístico

Foi aprovado nesta terça-feira, dia 5 de fevereiro de 2019, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o Projeto de Lei 635/2018, que classifica Garça como Município de Interesse Turístico (MIT). A medida foi fruto de um grande esforço de Fábio Bonassa, que desenvolveu as condições para que a cidade fosse contemplada com o título, na época em que era secretário de Desenvolvimento de Turismo e Eventos.

O pedido para que Garça se tornasse MIT foi feito em 2015, pelo ex-vereador Julinho Filho. O Projeto de Lei 830/2015 foi apresentado pela então deputada estadual Rita Passos, mas na época, os documentos necessários, comprovando que Garça tinha condições de se tornar Município de Interesse Turístico, não foram apresentados e o processo ficou parado.

?Quando trabalhamos com seriedade e visando a implantação do bem comum, mais cedo ou mais tarde, o reconhecimento acontece. Hoje não estou mais à frente da Secretaria de Turismo, mas enquanto fui o responsável pela pasta, dediquei tempo e esforços para que a nossa cidade chegasse a este momento. Agradeço a todos que ajudaram e torceram por esta conquista?, disse Fábio Bonassa.

O atual secretário de Informação, Comunicação e Eventos, fez questão de agradecer ao ex-vereador Julinho Filho, que apresentou o pedido em 2015, que foi defendido na Alesp pela deputada estadual Rita Passos, que não mediu esforços para que a Sentinela do Planalto fosse contemplada com o MIT.

Assim que assumiu a Prefeitura de Garça, no início de 2017, o prefeito João Carlos dos Santos designou Fábio Bonassa, na época, como secretário municipal de Desenvolvimento de Turismo e Eventos. Ele verificou que havia um pedido para Garça se tornar MIT, feito em 2015, pela deputada estadual Rita Passos, mas constatou que o município não havia desenvolvido nenhum projeto para que isso se transformasse em realidade. Atualmente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Turismo é comandada por Márcia Cristina Praxedes, que deu continuidade aos trabalhos.

?Nós começamos o trabalho no início da gestão em 2017 e verificamos essa situação. Uma empresa de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi contratada para fazer todo o levantamento necessário, para que Garça protocolasse essa documentação e pudesse, finalmente, pleitear o MIT?, disse o secretário.

Durante a 1ª Sessão Extraordinária do Período Adicional à 4ª Sessão da 18ª Legislatura, foi aprovado o Projeto de Lei, garantindo Garça como Município de Interesse Turístico. Além de Garça, Adamantina, Adolfo, Anhembi, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Divinolândia, Dois Córregos, Guaíra, Ibirarema, Icém, Igarapava, Indiaporã, Ipeúna, Itapeva, Itaporanga, Itariri, Itirapina, Jaboticabal, Jarinu, Juquiá, Juquitiba, Lavrinhas, Marília, Mogi Mirim, Palmeira D'Oeste, Paulicéia, Pirapora do Bom Jesus, Pongaí, Porto Ferreira, Santa Albertina, Santa Clara D'Oeste, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São Manuel, Timburi, Três Fronteiras, Valentim Gentil e Votorantim, também se tornaram MIT.