07 FEV 2019
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Procon divulga balanço de atendimentos do mês de janeiro em Garça

A unidade do Procon de Garça apresentou o balanço de atendimentos do órgão relativo ao mês de janeiro. No período, 411 demandas foram processadas pelo serviço local. Esse número representa uma redução de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 440 atendimentos foram registrados. A queda foi verificada principalmente pelos atendimentos de Nota Fiscal Paulista.

Durante o mês passado, as ?simples consultas? somaram 211 demandas. As ?simples consultas? são as orientações oferecidas ao consumidor quando ele busca o auxílio do Procon para esclarecer alguma dúvida sobre contratos, compras, entre outros procedimentos. As orientações prestadas pela unidade podem esclarecer a dúvida do consumidor e até mesmo resolver o seu problema.

Em janeiro, os procedimentos da Nota Fiscal Paulista totalizaram 82 atendimentos. Ainda no mês, foram verificados 44 atendimentos preliminares. Esse tipo de procedimento pode ser realizado através de uma ligação telefônica, quando o Procon intervém junto ao fornecedor para obter a resolução do problema do consumidor, em caso de se tratar de uma relação de consumo. Nesse tipo de atendimento, há o compromisso do fornecedor de resolver a questão.

Também foram registradas 38 emissões de CIPs (Carta de Informações Preliminares). Essa carta é enviada ao fornecedor diante da necessidade de que ele se manifeste por escrito sobre algum pleito apresentado pelo consumidor ? atendendo ou não a reclamação.

Em janeiro ocorreram nove procedimentos extra Procon (que não tem relação com assuntos sobre defesa do consumidor), 15 CIPs finalizadas com acordo e seis CIPs finalizadas com outras baixas (encerradas, canceladas, consulta concluída). Também foram registradas duas reclamações abertas no retorno da CIP.

Clodoaldo José de Oliveira, agente responsável pelo Procon em Garça, apontou que, durante o mês passado, os serviços essenciais ficaram na liderança dos atendimentos e consultas do órgão, com 91 procedimentos cadastrados. Depois apareceram os assuntos financeiros, com 70 demandas, seguidos dos produtos, com 67, e dos serviços privados, com 59 consultas.

PROCON

O Procon de Garça iniciou suas operações em 2 de maio de 1996. O órgão tem como objetivo principal elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores, através do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos.

O Procon de Garça atende à Rua 15 de Novembro, 110. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O telefone é 3406-3632.