09 DEZ 2021
Alunos da Univesp polo Garça criam aplicativo para ajudar na doação de sangue
O projeto leva a pesquisa desenvolvida na universidade para auxiliar a população
Um projeto que integra a universidade em sua comunidade foi desenvolvido por alunos do curso de Engenharia da Computação da Univesp polo Garça. Eles criaram um aplicativo para auxiliar o controle e o agendamento de doadores de sangue nos hemocentros, agilizando o processo de busca por doadores e, consequentemente, aumentando as chances de vida para quem precisa da doação. O protótipo foi apresentado e colocado a disposição dos hemocentros de Marília e Bauru.
O aplicativo detecta quando o banco de sangue está abaixo da linha mínima limite de 1.800 ml. A população precisará baixá-lo de forma gratuita para alimentar o sistema com os dados cadastrais. O programa faz todo cruzamento de dados e envia mensagem por SMS ao doador, informando-o sobre a necessidade do seu tipo sanguíneo e convidando-o para fazer a doação. Importante ressaltar que o programa também respeita o intervalo de tempo entre uma doação e outra, recomendado pelas autoridades de Saúde.
Para a realização desse protótipo foi utilizada a linguagem computacional Arduíno 1, o GSM SIM 800 L. Desenvolveram o aplicativo os alunos Alex Alves, Antônio Carlos Junior, Ariel de Seta, Carlos Alberto Martelini, Edmar Nascimento de Jesus e Eduardo Costa, junto com a professora doutora Beatriz Pinheiro e com coordenação do professor Alex Drachi.
“Os alunos realizaram um Projeto Integrador. Uma proposta estabelecida semestralmente pela Univesp, por meio de ideias inovadoras e transformadoras, para propor soluções que ajudem a sociedade e o setor público”, explicou Alex Drachi.
Clique aqui e assista ao vídeo com mais informações.
A Univesp polo Garça é uma universidade pública e oferece os cursos de Engenharia da Computação, Gestão Pública, Matemática, Letras, Pedagogia, Sistema de Informação e Ciência de Dados.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos