11 JAN 2022
Nebulização contra o mosquito da dengue estará no Jardim Imperador nesta quarta-feira, dia 12
Veja o mapa com as ruas que serão nebulizadas
A nebulização de combate ao mosquito Aedes aegypti estará no Jardim Imperador nesta quarta-feira, dia 12, das 7h às 13h. Os agentes de saúde e os de endemias estarão uniformizados, percorrendo as ruas relacionadas no mapa. Serão nebulizadas somente as ruas em volta da residência onde foi registrado o caso positivo. A medida é para frear o avanço da contaminação, eliminando o mosquito adulto.
Este ano Garça já registrou três casos confirmados da doença e sete pessoas aguardam pelo resultado. O que preocupa a Vigilância Sanitária é a distribuição dos casos em várias regiões da cidade. Este é o mesmo perfil dos anos de 2010 e 2015, quando o município registrou surto de dengue, e que iniciou com a transmissão dessa mesma maneira.
Sabemos que as preocupações são inúmeras neste momento de pandemia da Covid-19 e epidemia de gripe, porém, é importante que a população não descuide da dengue. Nenhum combate será eficiente sem a ajuda dos moradores. Pelo menos uma vez por semana é preciso eliminar os recipientes que possam acumular água, evitando criadouros do mosquito, pois o veneno utilizado pelas equipes é específico para eliminar o mosquito em fase adulta, não sendo eficaz no combate ao Aedes aegypti em sua fase aquática: ovo, larva, pupa, dentro dos criadouros com água parada.
“Solicitamos aos moradores que deixem as portas e janelas abertas, pois só assim o veneno será eficaz, atingindo e matando o mosquito Aedes aegypti, que tem o hábito de permanecer no interior das residências. Também solicitamos que os moradores atendam os nossos agentes e aceitem as orientações, pois são profissionais capacitados para o serviço”, orientou a diretora em Saúde de Garça, Edna Semenssato.

PREPARE SUA CASA PARA RECEBER A NEBULIZAÇÃO
Guarde em lugar fechado e/ou mantenha cobertos:
  • Alimentos, água e utensílios de cozinha;
  • Roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas);
  • Bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos.
Retire ou mantenha levantadas:
  • Roupas de cama;
  • Cortinas;
  • Toalhas de mesa.
Mantenha abertas:
  • Portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida.
Durante a aplicação do inseticida, permaneça na calçada com as crianças e os animais domésticos, só retornando 30 minutos após o término da aplicação do inseticida.
Se na sua casa houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação. Informe os agentes de saúde.

Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos