11 FEV 2022
Garça inicia curso de Turismo Rural
O curso é uma parceria entre a Prefeitura, Sindicato Rural e Senar
O turismo no meio rural é a tendência para os próximos 20 anos! A afirmação é unânime entre os órgãos gestores do Turismo no Brasil ao analisarem o perfil dos turistas, principalmente, após o surgimento inesperado da Pandemia de Covid-19, em que as pessoas, cada vez mais, buscam por passeios em lugares abertos, com ar puro e rodeado de muito verde e águas cristalinas. Garça é privilegiada e possui todos esses cenários para a efetiva implantação e crescimento do Turismo Rural no município.
É acreditando nesse potencial, que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está apostando nesse setor da economia, principalmente, oferecendo capacitação para quem quer empreender no Turismo Rural e, para isso, buscou parceiros de grande experiência, como o Senar e o Sindicato Rural.
Esta semana começou um curso, totalmente gratuito, com 240 horas de aulas teóricas e práticas, que terminam somente no mês de novembro, permitindo que as propriedades desenvolvam com segurança a atividade econômica, além de ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do município.
Márcia Praxedes, diretora de Turismo de Garça, articulou junto ao Senar e ao Sindicato Rural a realização do curso no município. “Já tive a oportunidade de fazer esse curso em Marília, e percebi os benefícios que ele já trouxe para alguns proprietários rurais de Garça. Por isso trouxemos esse curso para o nosso município com a finalidade de oferecer mais conhecimento técnico, para auxiliar no atendimento ao turista e fazer com que essa parte do empreendedorismo rural vire um empreendimento, para contribuir com o desenvolvimento econômico, tanto do município, como da região”.
Durante o curso serão abordados os módulos: Oportunidades de Empreendimentos, Identidade e Cultura, Gestão de Empreendimentos, Atrativos Turísticos no Meio Rural, Ponto de Vendas de Produtos, Meios de Hospedagem, Meios de Alimentação, Legislação, entre outros temas que proporcionarão ao proprietário rural a preparação adequada para explorar o seu espaço da melhor forma.
O Vice-Prefeito Flávio Peres abriu a primeira aula, recepcionando os alunos e exaltando as potencialidades de Garça. “Garça é uma cidade linda, com belas cachoeiras, nascentes límpidas, plantações e o nosso relevo é muito bonito. É difícil encontrar uma propriedade que não tenha um atrativo rural, pois eu vejo que a própria rotina do campo já é um atrativo. Poucas pessoas conhecem o funcionamento de uma fazenda de café ou de gado, conhece uma seringueira, uma macadâmia, e tudo isso é atrativo para o turista, além das belezas naturais que temos em nosso município. Isso tudo confere a Garça condições de se consolidar como destino turístico no espaço rural”.
Para a instrutora do Senar, Graziela  Grecco, que está ministrando o curso em Garça, o apoio da Prefeitura é de grande importância para o desenvolvimento do setor. “Garça é uma cidade privilegiada, tanto pelas suas paisagens, quanto pela sua produção. Outra grande vantagem dos garcenses é que a Prefeitura está empenhada e montou um diagnóstico no ano passado com 150 propriedades rurais, para entender como é esse rural. Para entender o que o município apresenta e o que pode ser trabalhado. A Prefeitura está bem empenhada com relação a isso”.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos