Rede Social Tiktok
13 JUN 2022
No Dia do Turista, Garça mostra a qualificação de pessoas para recepcionar bem quem visitar o município
O curso de Turismo Rural é voltado para proprietários rurais e para quem quer trabalhar com esse nicho de mercado
Hoje, 13 de junho, é comemorado o Dia do Turista no Brasil. A data foi instituída para  homenagear as pessoas que gostam de viajar para conhecer diferentes lugares, seja no Brasil ou ao redor do mundo. Para recepcionar bem os turistas, a Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, aposta na qualificação de pessoas e buscou no Senar e no Sindicato Rural os parceiros para essa capacitação, que tem o objetivo de implantar com qualidade, segurança e iniciar da forma correta o Turismo Rural no município.
Para isso, trouxe um curso de Turismo Rural. A agricultora familiar, Eunice Vitoretti Viana, é uma das alunas. Ela está aprendendo, por exemplo, a lidar com as finanças, entre outros desafios para implantar um novo negócio voltado para o Turismo Rural em sua chácara. “Estou aprendendo muito nesse curso, pois vamos oferecer atrações na propriedade, como um almoço no campo, oferecendo essa experimentação para o turista, além de outros eventos. Nós já realizamos uma festa junina, mas também queremos aperfeiçoar”, disse a agricultora
A turismóloga Graziela Grecco, instrutora do Senar, é quem ministra o curso de Turismo Rural. “Nós já entramos no quarto módulo. Os alunos agora estão fazendo o planejamento das propriedades rurais, não somente para o atendimento ao turista e como recepcioná-lo, mas também como fazer a organização interna da propriedade. Garça está correta em se preocupar com a capacitação, pois o mercado do Turismo não comporta mais amadorismo, ou você se qualifica e oferece produtos de qualidade, com responsabilidade e segurança, ou o cliente pode vir e nunca mais voltar e ainda falar mal do local”, ressaltou a instrutora.
Para a diretora de Turismo de Garça, Márcia Praxedes, os turistas são fundamentais para ajudar a movimentar a economia de uma região turística, por este motivo é importante que os locais invistam em capacitação para receber esses viajantes. “Garça tem um grande potencial para o Turismo Rural e as pessoas estão despertando o olhar para esse nicho de mercado. Então é uma oportunidade muito grande para o município. A nossa intenção é preparar esse público, que vai receber esses turistas, para um atendimento qualificado”.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos