Rede Social Tiktok
24 AGO 2022
SAAE
Marcação de terrenos nas guias auxilia construtores na ligação de água e esgoto
As marcações está sendo feita nos bairros Le Sorelle e Jardim dos Ipês, e servirão como base para evitar que buracos grandes sejam feitos nas ruas quando houver a necessidade de ligar água e esgoto as redes.
Com o intuito de orientar e evitar o corte no asfalto para fazer a ligação de esgoto, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Garça – SAAE realizou a demarcação de onde estão locados os apontamentos de água e esgoto nos bairros mais novos da cidade. A pintura de guias no bairro Le Sorelle e no Parque dos Ipês tem auxiliado os proprietários e construtores na ligação da rede.

A marcação na guia é feita com tinta vermelha e indica a posição do ramal de água e esgoto. Lembrando que o de esgoto tem que ser, obrigatoriamente, direcionada pra lá, conforme explicou o coordenador de Redes da Autarquia, Gustavo Ricci.

Segundo ele, a obrigatoriedade vem devido ao fato de a ligação de esgoto ser feita com tubos rígidos e pouco maleáveis, o que restringe qualquer tipo de ajuste na ligação, inclusive impede que a rede de esgoto interna seja apontada com profundidades maiores que 60 cm. Também, é indispensável que essa conexão da rede de esgoto particular com a pública seja feita através de caixa de inspeção, conforme a NBR 8160.

“O objetivo é evitar a abertura de cortes no asfalto e os buracos que são abertos para a realização do serviço. Por mais caprichado que seja o aterro da vala e a recomposição asfáltica, a emenda no asfalto sempre gera um solavanco nos carros e motos. O mais afetado por esse solavanco será o dono do imóvel, que conviverá com o reparo por 20 anos ou mais”, salientou.

A ação é uma ideia já adotada em bairros como o Jardim Europa e com retorno muito positivo. Dessa maneira, o SAAE adotou a estratégia como padrão em todos os bairros novos que ainda serão recebidos como forma de minimizar interferências e melhorar o trânsito dos bairros.

Também, como forma de orientar seus clientes, o SAAE lançará em breve um folheto orientativo acerca da ligação de esgoto e seus procedimentos, visando dar maior transparência e divulgação ao processo e evitar desentendimentos.

Assinatura 4 logos
Fonte: SAAE