O Teatro Municipal Miguel Monico, localizado na avenida Doutor Rafael Paes de Barros, 522, será o palco do musical infantil "O Pequeno Dom Quixote" neste dia 8, quinta-feira, e 9, sexta-feira, de setembro, às 9h30 e às 15h. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.
O espetáculo é uma adaptação livre do livro "Dom Quixote", grande clássico do autor Miguel de Cervantes. A história se passa em meio a uma trupe de circo-teatro que chega à cidade e que encenará as desventuras de um cavaleiro andante. Quixano, o filho de uma das atrizes da trupe, é uma criança encantada por livros e viaja com um caixote cheio deles. Encantado também pelas encenações da trupe, a criança invade o ensaio de uma das peças, e é enxotado pela sua tia, matriarca e chefe da trupe. Quixano, então, se declara um cavaleiro, e decide fugir dali. Uma vez que não pode viver aventuras no palco, decide vivê-las pelo mundo. Ele encontra Sancha, uma menina em situação de rua, que topa ser sua companheira de aventuras e escudeira. Juntos, eles vivem as tradicionais aventuras quixotescas, enfrentando "dragões" e "perigosos gigantes", enquanto aprendem lições sobre companheirismo e respeito às diferenças.
O musical é escrito por Gustavo Libanori, com direção cênica de Bruno Ferian e direção musical de Dri Barea.
Esse projeto é realizado pela Mercúrio Cultural, com patrocínio da Garen, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria de Cultura, e da Think Projetos.
As apresentações tem por objetivo levar crianças da rede escolar para dentro do teatro e para que conheçam a arte em suas mais diversas formas. Os alunos da rede municipal tiveram suas visitas agendadas via Secretaria da Educação e da Cultura. Porém, o público espontâneo também pode participar, basta retirar o ingresso no teatro com antecedência. Mais informações pelo telefone da Secretaria de Cultura, 3471-1616.
Incentivo à leitura
Além da experiência cênica e musical, o projeto tem também como objetivo incentivar a imaginação e a leitura. Por isso, serão distribuídos livros ilustrados e audiolivros em formato CD com a história do espetáculo. Será criado ainda um ponto comunitário de arrecadação e troca de livros na cidade de Garça, além da realização de uma oficina de contação de história como ação formativa.