13 SET 2022
PROJETOS
EMEI Garcafé incentiva alunos a cultivar hortaliças
Ao mexerem com a terra, as crianças ficam interessadas em consumir aquilo que aprenderam a plantar.
A EMEI Garcafé, que atende do Maternal II ao Pré II, está o projeto Horta: Cores, Aromas e Sabores com seus pequeninos. Alunos de 3 a 5 anos são incentivadas por professores e gestores a mexer com a terra, plantar pequenas hortaliças e, nesse espaço externo de aprendizado, aprender sobre a importância da alimentação saudável.

Segundo a coordenadora pedagógica, Vanessa Pereira dos Santos, os estudantes iniciaram o projeto no segundo semestre e já colhem algumas hortaliças e frutas. "Percebemos uma mudança no hábito alimentar das crianças, que estão aceitando verduras e legumes com maior facilidade".

O projeto está de acordo com grade curricular de ensino que preconiza que todo o ambiente escolar é um espaço de aprendizagem, a interação com os materiais e a natureza favorecem diferentes formas de aprendizado, estimulam o protagonismo infantil e proporcionam o desenvolvimento das crianças, incluindo as habilidades e competências socioemocionais.

O projeto foi desenvolvido pela unidade escolar e conta com o apoio das Secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente e Obras e Serviços. Também contou com a colaboração do senhor Antonio, conhecido como Toninho do Viveiro, que fez a doação de mudas frutíferas.

Assinatura 4 logos
Fonte: SECOM - secretaria de Comunicação e Eventos