02 DEZ 2022
SERVIÇO MILITAR
Serviço Militar - apresentação para reservistas (EXAR) acontece de 09 a 16 de dezembro
Todos que estão na reserva há 5 anos deve se apresentar
Quem serviu a Marinha, o Exército ou a Aeronáutica e passou para reserva nos últimos cinco anos deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas no mês de dezembro.
Todos que se enquadram na situação descrita devem procurar um quartel de 9 a 16 de dezembro ou atualize seus dados via exarnet no período de 1º de dezembro a 31 de janeiro.
A atualização dos dados cadastrais também pode ser feita pela internet nos quatro primeiros anos como reservista (www.exarnet.eb.mil.br).
No quinto ano, após ter servido, o reservista deverá comparecer à última organização militar em que serviu ou se apresentar em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de sua nova residência.
Ao ser incluído na reserva, o reservista permanecerá na disponibilidade por cinco anos e é seu dever estar em condições de atender mais prontamente a uma convocação.
Para os brasileiros que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular.
Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano num quartel das Forças Armadas, bastando estar de posse do seu documento de situação militar. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma multa prevista em legislação.
O Exército Brasileiro solicita aos empregadores que contribuam para que seus funcionários cumpram o seu dever.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa