01 FEV 2023
AGRICULTURA E AGROPECUÁRIA
Garça recepciona entrega do certificado de Indicação de Procedência da IG Região de Garça
Certificado da Indicação de Procedência. Foto: Fabiano Oliveira
Prefeitos e representantes dos 15 municípios estiveram presentes
1º de fevereiro de 2023 tornou-se uma data histórica para os produtores de cafés da região de Garça. Neste dia aconteceu no auditório da ACIG (Associação Comercial e Industrial de Garça) a entrega oficial do certificado IP (Indicação de Procedência) para a nossa região produtora de café.
A partir de agora os cafés produzidos nos 15 municípios que participam da IG Região de Garça recebem este reconhecimento, agregando ainda mais valor ao produto que está historicamente ligado ao surgimento das cidades da região.
Os municípios que fazem parte deste projeto são (ordem alfabética): Álvaro de Carvalho,  Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Cafelândia, Duartina, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita, Lucianópolis, Lupércio, Marília, Ocauçu, Pirajuí e Vera Cruz.
Entre os presentes a Vice-prefeita de Álvaro de Carvalho, Leda Hiroko Marcondes de Moura; a Prefeita de Alvinlândia, Abigail Cateli Dias; o Prefeito de Duartina, Aderaldo de Souza Júnior; o Prefeito de Fernão, José Valentim Fodra; o Vice-prefeito de Guarantã, Franciso Joaquim Junior; o vice Prefeito de Júlio Mesquita, Elton Francisco de Brito; o Prefeito de Lucianópolis, Humberto Zaninoto Maldonado; o Prefeito de Lupércio, Cléber Menegucci; o Vice-prefeito de Marília, Cícero Ceasa; o Prefeito de Vera Cruz, Rodolfo Silva Davoli; Edenilson Nogueira, representando o Prefeito de Gália; João Paulo Soares, representando o Prefeito de Ocauçu e Roberto Leandro, representando o Prefeito de Pirajuí.
A mesa diretora da reunião foi composta pelo Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, anfitrião do evento; a Vereadora Elaine Oliveira, Vice-presidente da Câmara Municipal; Tamis Lustri, presidente do ConGarça (Conselho do Café da Região de Garça); Cassiano Tosta, presidente da associação de produtores de cafés especiais da região de Garça; Nádia Ferreira Dibiassi, diretora substituta da CATI de Marília; Marco Vinholi, diretor do SEBRAE/SP e Tirso Meireles, Vice-presidente da FAESP/SENAR e Vice-presidente do SEBRAE/SP.
O Prefeito de Garça falou em nome de todos os Prefeitos que fazem parte da Indicação Geográfica Região de Garça: “É um prazer receber todos vocês aqui em Garça para este momento de comemoração, de conquista, de vitória. De reconhecimento do esforço de todas aqueles que nos antecederam. Agora temos um caminho de muita prosperidade. É isso que estamos criando, oportunidade. E eu preciso fazer um convite a todos que estão aqui: todos os produtores, lideranças, governo do estado, SEBRAE, todos os sindicatos da região, Prefeitos e Prefeitas, para que juntos tenhamos condição de olhar para esta preciosidade que é a nossa cafeicultura e poder extrair dela tudo que nós esperamos: que é renda, que é desenvolvimento, que é oportunidade, e, principalmente, a melhoria da nossa região. Esta conquista da IG passa pelas mãos do SEBRAE. O time de Marília, que nos apoiou deste o início. Em 2017 a Mariana me procurou pra gente trabalhar junto nesta ideia. Nós começamos e hoje chegamos aqui. Então o meu muito obrigado a todos. Lembro que fui Prefeito Empreendedor pelo SEBRAE em 2018 por causa deste projeto”.
O Prefeito também falou da Tecnocafé, a feira regional de tecnologia na cafeicultura: “O ano passado nós tivemos a 1ª Tecnocafé. E vou deixar a modéstia de lado. Dentro dos próximos cinco anos a Tecnocafé será o maior evento de cafeicultura do estado de São Paulo. Eu não tenho dúvida disso. E este engajamento se dá pela vontade das pessoas que acreditam, que tralham, que correm risco, que erram, consertam e seguem em frente”.
Foi convidado para receber o certificado da Indicação de Procedência, representando todos os cafeicultores, o garcense e um dos pioneiros da cidade, Dr. Caio Celso Nogueira de Almeida.
Além do certificado, o Prefeito de Garça assinou, junto com Marco Vinholi e Tirso Meireles, a implantação de mais um projeto do SEBRAE em Garça: é o Programa de Desenvolvimento Local (PDL).
Foi realizada uma ótima explicação sobre o trabalho de construção do processo de reconhecimento da Indicação de Procedência da nossa região junto ao INPI pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Leme, da UFLA (Universidade Federal de Lavras/MG), que auxilia o projeto desde o início.
Finalizando o evento o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Garça, Bruno Henrique Severino, falou sobre a Tecnocafé 2022, que movimentou cerca de R$ 10 milhões em negócios durante o evento, e também anunciou a data para 2023. Será nos dias 5, 6, 7 e 8 de outubro.
Assista à transmissão completa do evento clicando aqui.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonasa