30 MAI 2023
DIREITOS HUMANOS
HABITAÇÃO
Assistência de Garça faz visita técnica à Bastos
A visita teve como objetivo coletar informações a respeito do programa Residencial Longevidade, voltado para idosos em situação de vulnerabilidade social.
No dia 23 de maio, a equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, composta pela pela atual Secretária, Ellen Sganzerla Gonçalves, a assistente social, Leonor Vivaldo Bomfim, e o diretor, Fábio de Souza, estiveram em visita técnica na cidade de Bastos.

A visita teve como objetivo obter informações e conhecer o “Residencial Longevidade”, que faz parte do Programa Vida Longa, inaugurado há duas semanas, com capacidade de acolher 20 idosos, e que está em fase inicial de implementação com 10 moradores.

A equipe foi recebida pela Secretária da Assistência Social de Bastos, Luzia Honda Rosa, e a assistente social e coordenadora da projeto, Vanessa. Foram apresentadas as residências já mobiliadas, a área compartilhada e as edificações de apoio, sendo disponibilizado uma residência por idoso morador.

O Programa Vida Longa, expande a oferta de atendimento à pessoa idosa por meio de uma política habitacional conjugada à oferta de proteção social, em ação articulada entre a Secretaria da Habitação, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU no município de Bastos.

O objetivo do programa é a implantação de equipamento público de moradia gratuita, visando a oferta de serviço socioassistencial de Acolhimento em República, voltado à pessoas idosas que possuam 60 anos ou mais e se encontrem em situação de vulnerabilidade e risco social. O programa cumpre às diretrizes da Política de Assistência Social, no âmbito do Programa São Paulo Amigo do Idoso, tendo objetivos específicos e critérios de elegibilidade já pré estabelecidos.

No município de Garça, o Programa Vida Longa - modalidade República, possui 26 unidades habitacionais localizadas no Bairro Morada do Sol e está em fase de andamento.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega