07 JUN 2023
CAMPANHA MENSAL
Junho Laranja: campanha de conscientização sobre leucemia e anemia
Conheça os sintomas e as variantes das notícias.
Junho Laranja é o mês de conscientização sobre o diagnóstico, a prevenção e o tratamento da leucemia e da anemia. Você sabe o que são essas doenças?

Anemia

A anemia é uma condição de saúde na qual o paciente apresenta um baixo número de glóbulos vermelhos/hemácias. Os glóbulos vermelhos possuem a proteína hemoglobina, responsável por transportar o oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. Quando o número de hemácias está menor do que o normal, o sangue não consegue transportar uma quantidade adequada de oxigênio, causando a doença.

Os tipos de anemia são:
  • Ferropriva: causado por deficiência de ferro;
  • Falciforme: animia hereditária, no qual os glóbulos vermelhos são produzidos de forma anormal, em formato semelhante ao de uma foice;
  • Megaloblástica: causada pela deficiência das vitaminas B9 e B12;
  • Perniciosa: anemia megaloblástica, condição autoimune que também é causada pela deficiência de vitamina B12;
  • Hemolíticas: origem autoimune, ocorre quando a medula óssea tem dificuldades para produzir os glóbulos vermelhos;
  • Do recém-nascido: como o nome indica, afeta os recém-nascidos e é causada por uma incompatibilidade entre o tipo sanguíneo da mãe e do bebê.

Sintomas
Os sintomas da anemia variam de acordo com a velocidade em que ela se desenvolve e com a sua gravidade. É possível que os pacientes com uma forma leve da condição não apresentem sintomas enquanto ela se desenvolve ou, ainda, apenas tenham sintomas ao realizar esforço físico. Em contrapartida, em casos mais graves, os pacientes podem apresentar sintomas até em períodos de descanso. Entre os mais característicos estão:
  • Cansaço;
  • Fadiga;
  • Falta de ar;
  • Fraqueza;
  • Palidez;
  • Palpitações;
  • Tontura;
  • Sudorese.

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da anemia é laboratorial, ou seja, feito a partir de exames de sangue como o hemograma completo. Também são realizados exames para verificar qual o tipo da doença, entre eles estão os que medem os níveis de ferro, exames de fezes e de urina. O tratamento varia de acordo com o tipo de anemia e o que a causa. Além disso, quando a condição é desencadeada por outras doenças, o médico irá tratar a causa para controlar a anemia. Contudo, quando é causada por má alimentação, o profissional irá recomendar mudanças na dieta e acompanhamento nutricional para que os nutrientes necessários sejam repostos.

Leucemia

A leucemia é um tipo de câncer do sangue que se inicia na medula óssea, tecido encontrado no interior dos ossos que é responsável pela produção dos elementos do sangue, e afeta os glóbulos brancos. A causa da condição é normalmente desconhecida.
Existem 12 tipos de leucemia e os 4 mais comuns são:
  • Mieloide Aguda (LMA);
  • Mieloide Crônica (LMC);
  • Linfoide Aguda (LFA);
  • Linfoide Crônica (LFC).

Sintomas
Os sintomas da leucemia são resultado da formação de células anormais que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Esse processo acarreta em baixos níveis de glóbulos brancos que, consequentemente, afetam a imunidade do paciente e em nível insuficiente de plaquetas que causa sangramentos. Outra consequência são os baixos níveis de glóbulos vermelhos, que resultam em anemia e nos sintomas mencionados anteriormente.

Alguns dos sintomas são:
  • Desconforto abdominal;
  • Dor nas articulações;
  • Dor nos ossos;
  • Fadiga;
  • Febre;
  • Hematomas;
  • Inchaço dos gânglios linfáticos;
  • Perda de peso.

Diagnóstico e tratamento
Para o diagnóstico da condição é necessário que o paciente realize alguns exames como o hemograma completo, um exame da medula óssea chamado mielograma e, em alguns casos, a biópsia da medula. O tratamento da leucemia tem como principal objetivo acabar com as células cancerígenas e é feito de acordo com o tipo da condição. Dentre as principais formas de tratamento estão a quimioterapia, a radioterapia e, em alguns casos, o transplante de medula óssea.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega