Hoje, dia 4 de abril, é o "Dia Mundial dos Animais de Rua", que tem como proposito incentivar a adoção e desestimular os maus tratos aos animais em situação de rua. De tão simbólica e importante, a data passou a ser celebrada como uma das campanhas mensais levando o nome de Abril Laranja.
Os animais estão presentes em muitos lares brasileiros, sejam eles cachorros, gatos ou pássaros, os mais comuns, ou tartarugas, coelhos, roedores e afins. Inclusive há estudos que apontam que ter um animal de estimação estimula idosos e crianças a serem mais ativos.
Da mesma forma que às pessoas, todo animal necessita de cuidados diários, como alimentação, a higienização do local sanitário, espaço para dormir, ser estimulado a movimentar-se (a caminhada com o cachorro ou o arranhador do gato), enfim, tais como os humanos, eles requerem atenção e cuidados para manterem-se saudáveis.
O mês de abril foi escolhido como "Abril Laranja: Contra os Maus Tratos Animais" para pontuar que maus tratos não são apenas agressões físicas, na verdade ele é caracterizado por ações que coloquem em risco a integridade física e/ ou emocional do animal, ou seja, deixar preso na coleira, sem água, sem ração, abandonar, entre outras situações, também são consideradas maus tratos.
O que caracteriza maus tratos?
- Abandonar;
- Não oferecer assistência médica-veterinária;
- Não oferecer uma alimentação adequada e água à vontade;
- Agressões físicas;
- Manter o animal preso a correntes ou cordas;
- Deixar o animal exposto ao sol por longos períodos de tempo;
- Manter o animal em locais não-arejados (sem ventilação ou entrada de luz);
- Manter os pets em lugares anti-higiênicos;
- Submeter o animal a tarefas exaustivas ou além de suas forças;
- Usar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse.
Como denunciar casos de maus-tratos?
Em Garça, os maus tratos contra os animais podem ser denunciados:
- Pessoalmente na Delegacia de Polícia, na avenida Faustina, 1000, Labienópolis;
- Por telefone, de forma anônima nos números 197 (Polícia Civil) ou 181 (Disque Denúncia), 24 horas;
- Através do site www.webdenuncia.org.br, 24 horas, onde há campo da DEPA - Delegacia Eletrônica de Proteção Animal;
- Na Vigilância, por meio do telefone da Secretaria da Saúde, 3471-4959, de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h as 11h e das 13h as 16h.
Para fazer qualquer tipo de denuncia é necessário informar o local dos fatos, a condição no qual se encontra os animais e os possíveis proprietários (donos da residência, nome ou imagem da pessoa vista abandonando o animal em via pública).