07 JUN 2023
SERVIÇO MILITAR
Alunos começam no Projeto Soldado Mirim
As aulas são voltadas para crianças, de ambos os sexos, sobre civilidade, cidadania e patriotismo.
No dia 6 de maio, começou o Projeto Soldado Mirim, uma realização do Tiro de Guerra 02-014, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Secretaria Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Fundo Social, Departamento de Trânsito e Defesa Civil, em conjunto com a Polícia Militar e Associação Comercial e Industrial de Garça - ACIG.

O Projeto Soldado Mirim tem como objetivo a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. Um instrumento social atuando, especialmente, com foco na promoção da qualidade de vida, prevenção da criminalidade e da violência, através de um conjunto estruturado de políticas públicas voltadas para a inclusão social, integração e mobilização comunitária. Esse conjunto de ações tem como eixos principais a defesa da vida, o respeito à cidadania e a garantia dos direitos fundamentais dos participantes.

O projeto acontecerá na sede do TG - 0214 sob o comando do Subtenente Tiago de Oliveira Machado. As atividades serão realizadas todas as terças e quintas feiras das 13h45 às 16h00 com encerramento previsto para o dia 23 de novembro do corrente ano e serão bem variadas, com temas sobre: Noções Básicas de Ordem Unida, Ética e Civismo, Acompanhamento Escolar, Noções de Primeiros Socorros, Educação para o Trânsito, Educação Ambiental, Educação Antidrogas e Força no Esporte.

Todas as crianças e adolescentes participantes, receberão um kit UNIFORME contendo: bermuda e camisetas camufladas, bermuda verde oliva e camisetas brancas, agasalho (calça e blusa de moletom) camuflado, boné camuflado, tênis preto e meia branca. Além disso durante os dias de atividades receberão um kit lanche.

Para participar do projeto as crianças e adolescente precisaram seguir os seguintes critérios básicos:

a) Residir no município de Garça;
b) Ter idade entre 10 a 13 anos na data do processo seletivo;
c) Estar matriculado em escola pública da rede municipal e/ou estadual de ensino;
d) Ter frequência escolar igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) para permanência no projeto;
e) Indicado pelos Profissionais de Ensino das Escolas Municipais e/ou Estaduais priorizando alunos em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos