A Prefeitura de Garça recebeu ofício da CAIXA informando que a análise de engenharia referente ao contrato de financiamento para troca da iluminação pública de Garça por LED está em nova fase.
Agora a Prefeitura pode iniciar o processo licitatório para a realização da obra de modernização da iluminação pública.
O valor a ser investido para a modernização da iluminação pública em toda a cidade será ao redor de R$ 7 milhões (sete milhões de reais), sendo 95% de operação de crédito junto à CEF e 5% de contrapartida de recursos dos cofres municipais.
De acordo com especialistas, um projeto de eficientização energética, como a troca da iluminação, pode economizar até 70% de energia, fazendo com que o investimento em redução do consumo seja mais eficaz que investir em geração.
Além disso, este investimento está de acordo com os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – da ONU (Organização das Nações Unidas), especificamente o ODS 7, item 7.3 (até 2030 dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética) e 7.b (até 2030 expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos os países em desenvolvimento...).
A previsão é que no início de 2024 o serviço de troca das lâmpadas por toda a cidade e Distrito de Jafa comece a ser realizado.
Algumas vantagens da iluminação LED
- vida útil - geralmente, lâmpadas LED de boa qualidade são produzidas para durara cerca de 50.000 horas, o que é uma durabilidade incrível se comparada a outros tipos de lâmpadas. Isso significa que se a lâmpada for usada 8 horas por dia poderá durar mais de 17 anos;
- sustentabilidade - o LED não possui metais pesados em sua composição. Já as lâmpadas metálicas e de sódio, conhecidas como lâmpadas de alta pressão, funcionam mediante a descarga elétrica em um tubo de vidro contendo gases em seu interior, o que transforma a energia elétrica em luminosa. Estes gases contaminam o solo no descarte. Já o LED não entrou na lei de resíduos sólidos já que não possui metais pesados em sua composição;
- acendimento - a lâmpada LED é resistente a vibrações e não possui problemas de queima ou falha de filamentos;
- aproveitamento luminoso - a luz do LED é direcional, melhorando a qualidade da iluminação;
- noite estrelada - como a luz do LED é direcionada para a pavimentação, o índice de ofuscamento é menor que o dos outros tipos de iluminação;
- menos pontos escuros - o LED tem um controle ótico que garante à luz chegar ao lugar certo;
- visão melhorada - o olho humano, à noite, percebe melhor os espectors de luz emitidos pela iluminação branca do LED;
- manutenção das lâmpadas - as lâmpadas metálicas e de sódio necessitam de reatores para sua ignição e funcionamento, o que pode levar até 15 minutos para o reacendimento completo, após uma oscilação de energia, por exemplo. Já o LED é resistente à vibrações e não possui problemas de queima ou falha de filamentos, pois usa um chip para ser acionado,
- durabilidade – as lâmpadas metálicas e de sódio, depois de 20% de uso, perdem 30% de luz, porque os gases químicos se volatizam. Já o LED possui componentes que garantem o fluxo luminoso consistente em até 70% da sua vida útil.