29 SET 2023
DESENVOLVIMENTO URBANO
Entre 5570 municípios no país, Garça obtém a 37ª posição no desenvolvimento sustentável das cidades
Somente 0,8% dos municípios conseguiram superar os 60 pontos no ranking

Mais uma vez Garça consegue se destacar entre os 5570 municípios do Brasil. No Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSCBR) a sentinela do planalto ocupa a 37ª posição no ranking com uma pontuação de 60,25 em 100 possíveis. A classificação mostra que Garça está a apenas 3,17 pontos da primeira colocada, São Caetano do Sul, que obteve 63,42.
O posicionamento de Garça pode melhorar na próxima atualização. Alguns dados utilizados para a construção do índice foram do censo realizado em 2010 pelo IBGE. Os dados do último censo realizado em 2022/23 ainda estão sendo finalizados.
Uma outra pesquisa, a Munic 2023, ainda não foi finalizada, e trará melhorias em diversos índices de Garça.
Entre os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, Garça se destacou em Saúde de Qualidade, Água Potável e Saneamento, Energia Acessível e Limpa, Redução da Desigualdade, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima, Vida na Água e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
A Agenda 2030 da ONU, estabelecida em 2015, propõe 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos. O IDSCBR avalia o progresso desses objetivos através de 100 indicadores socioeconômicos e ambientais e é produzido pelo Instituto Cidades Sustentáveis com o objetivo de orientar as políticas municipais, definir metas baseadas em indicadores e facilitar o monitoramento dos ODS em nível local.
O Brasil é o único, entre os 193 países signatários da Agenda 2030, que monitora e avalia todas as suas cidades de acordo com as metas da ONU.
A edição de 2023 do IDSCBR trouxe dados alarmantes: nenhuma cidade brasileira alcançou uma pontuação acima de 80. Apenas 45 municípios (0,8% do total) obtiveram mais de 60 pontos, considerado um nível “alto” de desenvolvimento. A maioria das cidades (40%) está na faixa entre 40 e 49 pontos, correspondente a um nível “baixo” de desenvolvimento.

Posição das cidades da região
Além de ter posição de destaque no índice geral, Garça é a melhor classificada em toda a região, mesmo que a comparação seja feita entre municípios maiores ou menores em população.
O ranking mostra Garça na 37ª posição do ranking; Guarantã ficou na 94ª; Duartina na 122ª; Ocauçu na 175ª; Júlio Mesquita na 271ª; Lupércio foi 326ª; Alvinlândia 339ª; Lucianópolis 382ª; Gália na 435ª; Ubirajara ficou na 513ª; Fernão na 544ª; Álvaro de Carvalho 691ª; Getulina 693ª; Guaimbê 717ª; Vera Cruz 726ª; Marília na posição 1021ª, Bauru na 1130ª e Pirajuí na 1802ª.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa