06 NOV 2023
DEFESA CIVIL
Vendaval na sexta-feira causa transtornos no município
Árvore que caiu na rua Gen. Glicério, região da concha acústica
Diversas árvores caíram; felizmente não houve vítimas
Na sexta-feira, 3 de novembro, um forte vendaval surpreendeu os garcenses. Várias árvores não resistiram à força dos ventos e caíram. Felizmente não houve vítimas, apenas prejuízos financeiros.
A Defesa Civil de Garça acionou o Conselho de Defesa Civil, a SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), a Secretaria de Administração dos Serviços Públicos (antigo Departamento de Serviços Urbanos) e a base do Corpo de Bombeiros de Garça.
Entre as árvores derrubadas pela ação da tempestade, três delas caíram em cima de carros, outras em cima de portões, fiação elétrica, calçadas e fachadas de prédios comerciais.
Houve interdição de algumas ruas, vários pontos de alagamentos e muitas casas destelhadas e parcialmente alagadas. Tampas de bocas de lobo (bueiros) também foram deslocadas.
Sob coordenação pelo Presidente da Defesa Civil de Garça, Júlio César Martins Teixeira, foi realizada uma força tarefa para cortas as árvores e remover troncos e galhos, liberando o trânsito. A coleta dos materiais foi realizada pela equipe da Prefeitura na segunda-feira, 6 de novembro.

Quais são as funções da Defesa Civil?
A Defesa Civil promove uma atividade permanente que se desenvolve em quatro fases:
- preventiva: quando medidas são adotadas visando a não ocorrência de desastres ou a preparação da população para os inevitáveis;
 - socorro: quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida;
- assistencial: quando são criadas condições de abrigo, alimentação e atenção médica às vítimas e desabrigados,
- recuperativa: quando investimentos são feitos para a recuperação das condições de vida existentes antes desastre, no mais curto espaço de tempo possível.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa