No final de 2022, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente propôs a criação do Programa "Adote Uma Nascente". Aprovado pela Câmara este ano, por meio da
Lei Municipal nº 5.525/2023, o programa tem o objetivo de recuperar de áreas de preservação permanente (APP) que foram degradadas e alteradas no município.
O Adote Uma Nascente promete ser um marco para a conservação do meio ambiente e terá seu primeiro plantio de árvores no sábado, dia 11 de novembro, a partir das 9h, em terreno localizado no Jardim Paineiras, entre as ruas Mogno e Cerejeira.
O plantio e acontece em parceria entre a Prefeitura, SAAE e a FAEF, por meio do Núcleo de Ecologia, Meio Ambiente e Educação Ambiental (NUEMA) e o curso de Engenharia Florestal, com o objetivo de promover a restauração florestal das nascentes de Garça, contribuindo com a conservação dos recursos naturais e da qualidade da água do município.
As mudas que serão utilizadas foram produzidas no Centro de Produção de Mudas Florestais da FAEF, e correspondem às espécies originárias de mata nativa, como Ipê-branco, Jatobá, Guanandi, Louro-pardo, Ipê-roxo, Araçá-roxo, Aroeira-pimenteira e Ficheira. O planejamento e execução do plantio é de responsabilidade do curso Engenharia Florestal, através do componente curricular extensionista ‘Projetos Florestais’ que promove o desenvolvimento profissional dos alunos e a conexão com a comunidade.