05 DEZ 2023
Garça participa de cerimônia do Protocolo Não Se Cale
Periodicamente a Secretaria de Políticas para Mulheres disponibiliza inscrições para o curso por meio do site mulher.sp.gov.br/naosecale.
Aconteceu no dia 4 de dezembro, em São Paulo, a formatura dos primeiros mil inscritos no curso do “Protocolo Não se Cale”. Promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, em parceria com a Univesp e da Federação Empresarial de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo.

O evento contou com a participação do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; a Primeira Dama do Estado e Presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas; a Secretária de Políticas para Mulheres, Sonaira Fernandes; a Diretora Acadêmica da Univesp, Professora Simone Telles e Diretor Executivo da FHORESP, Edson Pinto. Que falaram sobre a importância da iniciativa para a segurança de mulheres que se encontrem em situação de perigo e não possam alertar o agressor.

O "Protocolo Não Se Cale" é uma ferramenta para combater a violência contra a mulher que deve ser adotada por bares, restaurantes, casas de shows, hotéis e outros locais onde há grande circulação de pessoas. Através de um curso realizado de forma online através da Univesp e oferecido gratuitamente, os trabalhadores destes estabelecimentos são orientados sobre como agir para prestar auxílio às vítimas de assédio, abuso, violência e importunação: desde a saída do local em segurança até o acionamento da rede pública de saúde e segurança.

A Diretora de Turismo, Patrícia Galvão Bosquê, esteve presente na cerimônia e recebeu o certificado das mãos da Secretária de Políticas para Mulheres do Estado de São Paulo, Sonaira Fernandes. Segundo a Patrícia, a iniciativa já está sendo adotada em Garça, com adesão de trabalhadores e empresas do município que tem entendido a necessidade e a importância de garantir a segurança de mulheres que estejam no estabelecimento e que precisem de ajuda, sem levantar alardes e evitando um desfecho trágico.

Periodicamente a Secretaria de Políticas para Mulheres disponibiliza inscrições para o curso por meio do site https://www.mulher.sp.gov.br/naosecale.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega