06 DEZ 2023
CAPACITAÇÃO, PALESTRAS E TREINAMENTOS
Equipe da Prefeitura participa de programa de integridade pública municipal
Foto Noticia Principal Grande
Servidores públicos municipais que receberam o certificado. Foto: Fabiano Oliveira
Prefeitura recebeu selo de integridade pública

A integridade pública municipal é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade justa e equitativa. Ela é a base para a confiança do público nas instituições municipais e desempenha um papel crucial na promoção da boa governança, transparência e responsabilidade.

A Prefeitura de Garça está participando do programa de integridade pública municipal, uma iniciativa da ABADES (Associação Brasileira das Agências de Desenvolvimento), em parceria com a UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo).

O programa foi desenvolvido em quatro fases, para que os participantes pudessem se adaptar às mudanças de forma mais eficiente e efetiva. São elas: integridade, governança, governo participativo e capacitação contínua.

Na tarde de terça-feira, 5 de dezembro, aconteceu a entrega do “selo de integridade pública municipal” à Prefeitura de Garça  e o diploma de participação na primeira fase do programa a mais de 30 servidores públicos municipais de todas as Secretarias Municipais.

A mesa diretora do evento foi composta pelo Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, o Chefe de Gabinete, Cassiano Pelegrini, o Vereador Rafael Frabetti, representando a Câmara Municipal, e o Presidente da ABADES, Luís Mário Machado dos Santos. A solenidade contou com a presença de grande parte do Secretariado Municipal.

Em sua fala, Luís Mário destacou a importância da comunicação entre as Secretarias e as ações que já acontecem na cidade: “Garça é uma cidade que promove a transparência e a responsabilidade dos atos administrativos, permitindo que os cidadãos tenham acesso a informações sobre as ações e decisões do governo local. Os cidadãos têm a oportunidade de fiscalizar o uso dos recursos públicos e garantir que as políticas e programas municipais estejam alinhados às necessidades e interesses da comunidade. Para aumentar esta eficiência, é preciso que todas as Secretarias trabalhem unidas e se comuniquem. A integração é fundamental entre todo. Não podemos trabalhar como se cada Secretaria tenha uma política única e não esteja vinculada ao todo da Administração Municipal”.

A Controladora Geral do município, Alessandra Meirelles Machado Siman, é a responsável por coordenar a implantação do programa na cidade. Alessandra agradeceu a participação, o empenho e a dedicação dos servidores municipais que estão participando da implantação do programa de integridade pública em Garça.

O Prefeito João Carlos dos Santos também falou aos servidores presentes e, entre os assuntos abordados, fez questão de mostrar como são importantes os serviços públicos prestados: “Para que a gente entenda a importância da Administração Municipal, vamos imaginar o seguinte: durante uma semana, nós suspenderemos todos os serviços públicos oferecidos aos garcenses. Os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, na UPA, no Hospital, a coleta de lixo, os serviços de limpeza, os atendimentos na área da assistência social, os serviços ofertados na área esportiva, englobando natação, hidroginástica, jiu jitsu, kickboxing, escolinhas de futebol, futsal, vôlei, basquete, os atendimentos às crianças nas creches e as aulas nas escolas municipais. Vocês já imaginaram como ficaria a cidade?”.

Em 2023, além de Garça, já receberam o selo de integridade pública municipal Águas de São Pedro, Araçatuba, Bastos, Campos Limpo Paulista, Echaporã, Itápolis, Jacupiranga, Magda, Outro Verde, Riversul e São Manuel.

Câmaras Municipais de Vereadores também já participaram do programa. Receberam o selo as cidades de Anhembi, Hortolândia, Iacanga, Igarapava, Itápolis e Tupã.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa