08 DEZ 2023
CAMPANHA MENSAL
SAÚDE ANIMAL
Dezembro Verde: Conscientização ao não abandono de animais
Denúncias de maus tratos ou abandonos de animais devem ser feitas diretamente à polícia, por meio do telefone 180 ou da plataforma estadual www.webdenuncia.org.br.
A campanha Dezembro Verde visa sensibilizar as pessoas contra o abandono animal, o mês foi escolhido, pois é justamente no início das férias e comemorações de final de ano que cresce o número de casos de abandono e maus tratos aos animais e instituído por meio da Lei Estadual nº17.343/2021.

Infelizmente, o país conta com mais de 30 milhões de animais vivendo em situação de rua e o número aumenta em dezembro, quando alguns tutores acabam abandonando-os por conta das viagens de férias, já que não querem arcar com a responsabilidade de deixar alguém visitando o cuidando do animal em sua ausência. Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. A pena para a infração é de três meses a um ano de detenção e multa, sendo aumentada de um sexto a um terço caso ocorra a morte do animal, conhecida como Lei de Crimes Ambientais.

Sem lar, cães e gatos acabam sofrendo com a ausência de seus tutores; em ambiente hostil estão expostos ao medo e a dor; correm risco de vida podendo ser atropelados ou envenenados; podem ser infectados por doenças de outros animais em situação de rua; passam fome, frio e sede.

Seja responsável ao optar por ter um animal de estimação:
  • Observe se há espaço protegido contra sol e chuva em sua casa para receber um bichinho;
  • Disponibilize sempre água fresca, ração, um local apropriado para seu pet dormir e para fazer suas necessidades;
  • Lembre-se que, como os humanos, os animais também ficam doentes e precisam ser levados ao veterinário e ser medicados corretamente;
  • A castração é extremamente recomendada e pode ser feita a partir dos 5 meses de idade;
  • Como os humanos, animais precisam de atenção, por isso é importante que seu pelo seja escovado, que verifique se há pulgas ou carrapatos ou o aparecimento de qualquer situação incomum;
  • Banhos são indicados periodicamente para cães, mas os gatos são considerados "autolimpantes" e só devem tomar em água morna (pois sua temperatura é maior que a humana) em casos indicados pelo médico veterinário;
  • O acesso à rua deve ser evitado, pois seu animal pode se ferir em confronto com outros animais, se perder ou sofrer um acidente;
  • Atividades físicas são importantes, os animais precisam se exercitar, seja por meio de uma caminhada ou brincadeiras;
  • Animais também ficam tristes, principalmente na ausência de seus tutores.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega