23 JAN 2024
FAZENDA E FINANÇAS
Exclusão do MEI do Simples Nacional por existência de débitos
Atenção MEI com inadimplências, evite ser excluído do Simples Nacional até dia 31 de janeiro.
Se você foi notificado via DTE-SN pela Receita Federal e não regularizou seus débitos do MEI até 31 de dezembro de 2023, saiba que restam poucos dias para acertar as pendências e manter-se como MEI.
O Micro Empreendedor Individual deverá renegociar as dividas em nome da empresa, para que sejam efetuados os pagamos, pagamento à vista ou parcelado, o mais breve possível. Na sequência, com o auxílio de um contador, deverá regularizar a situação empresarial junto a Receita Federal, solicitando o reenquadramento da empresa.
Vale lembrar que, as empresas excluídas poderão optar novamente pelo Simples Nacional e SIMEI exclusivamente durante o mês de janeiro de 2024. Caso não cumpra o prazo, a solicitação só poderá ser feita novamente após janeiro de 2025 ou através da exclusão do CNPJ existente e a abertura de um novo.

Passo a passo:
  • Regularize todas as pendências com pagamento a vista ou via parcelamento, isso vai agilizar o deferimento do seu pedido de opção pelo Simples Nacional e Enquadramento no SIMEI.
  • Solicite a opção pelo Simples Nacional. Para isso, acesse o Portal do Simples Nacional, no caminho “Simples – Serviços”, menu “Opção”, selecionando “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”.
  • Solicite a opção pelo SIMEI. Acesse o Portal do Simples Nacional em “SIMEI – Serviços”, menu “Opção”, selecionando “Solicitação de Enquadramento no SIMEI”.
  • Acompanhe o andamento das solicitações, acessado os serviços disponíveis no Portal: “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional” e “Acompanhamento da Solicitação de Enquadramento no SIMEI”.

Importante: As duas solicitações deverão ser realizadas no mês de janeiro.
Em caso de dúvida, é indicado solicitar a ajuda de um contador para a regularização da empresa.
Mais informações estão disponíveis no link: https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Arquivos/noticias/Perguntas%20e%20Respostas%20Exclus%C3%A3o%202023.pdf.

Ainda está com dúvidas?
Procure o Posto do SEBRAE na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que atende de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega