Na manhã de segunda-feira, 19 de fevereiro, representantes garcenses se reuniram na sede da FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) com o Presidente da instituição, Tirso Meirelles.
Participaram do encontro o Prefeito da cidade, João Carlos dos Santos; o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Henrique Severino; os cafeicultores garcenses Paulo Ferreira Granchelli e José Carlos de Moraes Filho (Zito); o representante Gabriel Biazotto; Ana Lucia Barros Parente, consultora responsável do Projeto AgroBR/SP e o Diretor da FAESP, Pedro Lucchesi.
A cidade de Garça surgiu devido à cafeicultura, existente na região antes mesmo do próprio município. Por sua importância histórica, cultural e econômica, o café já proporcionou, não só para Garça, mas para toda região, a conquista da IG (Indicação Geográfica) Cafés da Região de Garça.
Integram a IG, além de Garça, as cidades vizinhas e produtoras de café Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Cafelândia, Duartina, Fernão, Gália, Guarantã, Júlio Mesquita, Lucianópolis, Lupércio, Marília, Ocauçu, Pirajuí e Vera Cruz.
Esta IG é uma Indicação de Procedência que reconhece a região como um dos maiores polos produtores de café do Estado de São Paulo, e certifica características únicas do café produzido nos municípios integrantes: encorpado, com acidez equilibrada, doçura natural com notas de chocolate e caramelo, às vezes frutado e cítrico e retrogosto persistente.
A reunião foi muito producente, já que promoveu a troca de ideias e iniciativas para impulsionar a valorização do café, um produto tão emblemático para toda a região.