19 MAR 2024
CAMPANHA MENSAL
Março Vermelho: mês de conscientização sobre o câncer de rim
O mês de março é dedicado a várias campanhas destinadas à saúde, a maior parte delas são relativas a tipos de câncer. As campanhas tem como função informar os sintomas e as causas, com o propósito de auxiliar as pessoas a procurarem ajuda médica assim que notar algo.

Uma das campanhas do mês é o Março Vermelho, dedicado a informar sobre o Câncer de Rim, um tipo de carcinoma que pode passar despercebido por muito tempo e que apresenta complicações bastante específicas, pois é o órgão responsável pela filtragem do sangue.

Entre as diversas complicações que esse tipo de neoplasia pode causar, está o risco aumentado de metástase: pelo contato direto com o sangue, as células cancerosas podem se espalhar mais facilmente pelo corpo.

O que causa o câncer de rim?
Não existe uma causa definida, mas há fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da doença, são eles:
  • Idade avançada;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Histórico familiar de câncer de rim;
  • Hipertensão;
  • Insuficiência renal.

Sintomas
Um dos principais sintomas do desenvolvimento de neoplasia no rim é a presença de sangue na urina. Portanto, procure ajuda médica se notar que sua urina está com coloração rosada, avermelhada ou mesmo algum tom de marrom escuro.
Além disso, esse tipo de câncer também pode causar dor persistente nas costas, perda de apetite e de peso, cansaço e febre. Infelizmente, estes também são sintomas de outras condições que acometem o rim, por isso a necessidade de procurar ajuda médica e fazer exames para um diagnóstico preciso.

Como prevenir?
Mantenha hábitos saudáveis e pratique atividades físicas, pois são importantes aliados na manutenção do peso e da hipertensão. Hidrate-se bem, pois a água contribui para o bom funcionamento do sistema urinário.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde  do Ministério da Saúde
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos