O Cineclube Pontos MIS realiza exibições de filmes acompanhadas de debates, buscando trazer membros da equipe dos longas, pesquisadores da área, críticos de cinema e jornalistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades sobre a produção.
Em abril, o projeto exibe, de forma online, a animação “Bizarros peixes das fossas abissais”. O bate-papo tem participação do diretor Marão e da diretora de animação Rosaria. A mediação será feita pela cineasta Giuliana Monteiro.
O bate-papo acontece no canal do YouTube do MIS hoje, às 19h.
Sobre o filme
Bizarros peixes das fossas abissais
(dir. Marão, Brasil, 75 min, 2024, animação, 10 anos)
Uma mulher com esdrúxulos superpoderes, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica em uma insólita jornada até as profundezas do oceano.
Sobre os convidados:
Marão
Marão é formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ e atua como diretor de animação, tendo realizado 14 curtas-metragens (“Eu queria ser um monstro”, “Engolervilha”, “O anão que virou gigante”, “Até a China”, entre outros) e participado de mais de trezentas animações para publicidade, internet, TV e cinema. Foi presidente-fundador da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), professor no curso de pós-graduação em animação da PUC durante sete anos e, desde 2003, é um dos coordenadores do Dia Internacional da Animação e sócio-gerente da produtora Marão Desenhos Animados. Seus curtas foram selecionados para 674 festivais de cinema em mais de quarenta países e receberam 127 prêmios. Marão foi homenageado no 20º Anima Mundi e também recebeu retrospectivas nos festivais Baixada Animada, Iguacine, Animanima (Sérvia), ReAnimania (Armênia), Anima BR (Angola) e ANIMAGE (PE). “Bizarros peixes das fossas abissais” é seu primeiro longa-metragem de animação.
Rosaria
Rosaria trabalha com animação desde os 17 anos de idade para os mais importantes estúdios do Brasil, onde animou mais de duzentos comerciais, aberturas e institucionais, tendo sido também diretora de animação de diversos episódios de séries de TV. No cinema, dirigiu os curtas “Tem um dragão no meu baú”, “Menina da chuva” e “O projeto do meu pai”, selecionados em festivais nacionais e internacionais e pelos quais recebeu dezenas de prêmios, incluindo Melhor Filme no Anima Mundi. Rosaria foi coordenadora de oficinas e filmes no projeto ANIMAÇÃO, do Instituto Marlin Azul (ES), durante quase dez anos, foi Presidente da Associação brasileira de Cinema de Animação (ABCA) entre 2013 e 2014 e foi lead animator (junto com Marão e Fernando Miller) do longa-metragem “Bizarros peixes das fossas abissais”. Atualmente, desenvolve seu novo curta e é diretora de animação da série britânica MILO (Fourthwall) em Liverpool, Reino Unido.
Sobre a mediadora:
Giuliana Monteiro
Produtora, roteirista e diretora, Giuliana Monteiro é mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova Iorque Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente, faz parte da Elefanti Films, produtora independente sediada em São Paulo, onde desenvolve e produz projetos audiovisuais de sua autoria. Seu último filme, Maré, estreou no dia 1º de março e já está disponível no Paramount+ e na Pluto TV.