Oficina estimula professores a incentivarem os alunos a “brincar aprendendo”, através de cantigas, musicas de roda e atividades que estimulam a socialização.
O primeiro dia da Semana do Brincar, 21 de maio, começou fazendo os professores das escolas municipais e conveniadas, remexerem e se sentirem crianças novamente. Para estimular as crianças a aprender brincando, 100 professores passaram pela oficina “Estimulando a musicalidade e a percepção rítmica nas brincadeiras de roda”, que foi ministrada pelos professores da EMCA, Eder Carlos Calcete, Fabiano José Chiari de Souza e Renata Almodóvar Morais.
A oficina tem como objetivo promover o desenvolvimento musical e social por meio de brincadeiras de roda; estimular a criatividade e a expressão corporal e fomentar a interação e o trabalho em equipe. Entre suas propostas estão atividades de aquecimento musical, exploração espacial, brincadeiras de roda e fruição coletiva.
A proposta é promover entre os professores a importância de se trabalhar brincadeiras antigas, como as cantigas de roda, na formação musical e social, como uma forma de mediação e sociabilidade, estimulando a troca de experiências entre os participantes. Afinal, é através das atividades físicas que os pequenos aprendem brincando, desenvolvendo a empatia, a coordenação, a noção espacial e vários outros aspectos que serão úteis para a formação social e psicológica de toda a sua vida.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega