O público contemplou a reinauguração do Museu Histórico e Pedagógico de Garça e sua renomeação em homenagem a Educadora Antônia Bettoni Garavazo, além da reinauguração da Galeria Edith Nogueira Santos, que agora encontra-se em um espaço integrado ao museu, criando um grande Complexo voltado para a história, a cultura e a contemplação das artes em Garça.
A cerimônia contou com a presença de parentes e amigos de Antônia e Edith, que emocionaram o público através de suas palavras, comentando o quanto as duas foram expoentes e lutadoras em prol da democratização do acesso à cultura em seu tempo e o como o reflexo do que fizeram lá atrás ainda vem dando bons frutos no presente.
O Museu reabriu suas portas com novas disposições em suas salas, além de uma dedicada aos primeiros moradores desse solo, os indígenas Kainguangs e Coroados, que agora estão em espaço nobre, especialmente dedicado à sua presença no que viria a ser o solo garcense.
A Secretaria de Cultura, Suzy Mey Truzzi, pontuou o quanto a valorização da história passa pelo conhecimento da história de seu povo. Além disso, o documentário contemplado através da Lei Paulo Gustavo, “Café com Pão”, produzido por Kléber Carreteiro, que dá voz ao povo garcense, foi exibido em espaço aberto.
O Prefeito João Carlos dos Santos comentou o como o dia mostrou que olhar para o futuro e respeitar o passado podem e devem andar juntos. Em seu discurso, comentou que a FITEC, feira de tecnologia começou no mesmo dia em que o Museu reabriria suas portas já com o novo nome.
Confira mais imagens no Facebook oficial da Prefeitura:
facebook.com/prefeituragarca/posts/770874068576210
O Garça News transmitiu a reinauguração ao vivo, assista a transmissão do Museu em
https://fb.watch/sgyjdAyikZ/ e da Galeria em
https://fb.watch/sgyiBSfvOH/.