No dia 23 de maio, quinta-feira, aconteceu o lançamento oficial da 23ª Edição do Concurso Estadual “Qualidade do café da São Paulo”, no Instituto Biológico (IB-Apta), em São Paulo, estiveram presentes na comitiva garcense o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Henrique Severino; a Diretora de Turismo, Patrícia H. Galvão Bosquê; o Assessor de Gabinete, Adalberto Vargas Tosi e Tamis Lustre, representando o Congarça.
O evento, que celebra a excelência dos cafés paulistas, reuniu produtores, especialistas cafeeiros e autoridades do setor. A participação garcense destaca a importância da cidade e da Região Alto Cafezal no cenário cafeeiro estadual e nacional.
Sobre o Concurso
O Concurso Estadual irá premiar os 10 melhores cafés paulistas em cada uma das cinco diferentes categorias. Sendo elas:
- Coffea arábica – Convencional, preparados por via seca (café natural);
- Coffea arábica – Convencional, preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado);
- Coffea arábica – Convencional, preparados via fermentação induzida (café fermentado);
- Coffea arábica – Orgânico, independente da via processamento;
- Coffea canephora – independente da via de processamento.
Para participar do concurso, os produtores devem entregar suas amostras até 11 de outubro na Casa da Agricultura mais próxima de seu município ou nas regionais da CATI.
O Concurso do Café é promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo por meio da CATI e da Apta, com a Apta Regional, Instituto Agronômico (IAC), IB e Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), além da Câmara Setorial do Café, e o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).
Sabor da Colheita
No dia seguinte, 24 de maio, os representantes de garcenses continuaram suas atividades no Instituto Biológico, para o 17º Sabor da Colheita, evento que marca o início da safra 2024.
Os participantes puderam vivenciar a jornada dos cafeicultores brasileiros, degustar um saboroso cafezinho e aprender mais sobre métodos de preparo da bebida, além de conhecer diferentes tipos de cafés e produtores paulistas.