07 AGO 2018
Relançada em SP Fremitur - Frente Parlamentar dos Municípios de Interesse Turístico

Foi realizada na tarde de segunda-feira, dia 6 de agosto, o relançamento da FREMITUR - Frente Parlamentar dos Municípios de Interesse Turístico.

O evento aconteceu foi no plenário Franco Montoro da ALESP - Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Estiveram presentes o presidente da AMITUR - Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico -, Jarbas Favoretto, a presidente da AMITESP - Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo -, Daniela de Cássia Santos de Brito, que é prefeita de Monteiro Lobato, prefeitos, vice prefeito, secretários e diretores de turismo e de desenvolvimento econômico das prefeituras que já são e daquelas que aguardam a votação na Alesp para o reconhecimento como MIT - Município de Interesse Turístico.

A reunião contou ainda com a participação de dois secretários de estado, o da cultura, Romildo Campello e o do turismo, Júnior Aprillanti.

Em sua fala, o secretário estadual de turismo ressaltou: "É muito importante termos, caminhando juntos nos municípios, a secretaria de turismo,  a de cultura e de desenvolvimento econômico, já que o turismo tem tudo a ver com a cultura e muito mais com o desenvolvimento econômico dos municípios. É para isto que o nosso estado transfere recursos para as estâncias turísticas e para os municípios de interesse turístico". E completou: "São Paulo é o único estado da federação que tem esta política de incentivo ao turismo".

De Garça estiveram presentes a secretária municipal de turismo, Márcia Cristina Praxedes, o secretário de desenvolvimento econômico, Bruno Henrique Severino, e o ex-secretário de turismo e atual secretário de informação e comunicação, Fábio Bonassa.

Nova proposta para o turismo paulista

Com a imensa procura das cidades paulistas em relação ao título de MIT, o deputado João Caramez, autor da lei 1261/2015 que criou os MITs, fez uma proposta que visa atender um número maior de cidades: aumentar as estâncias turísticas de 70 para 80 e aumentar o número de MITs de 140 para 160.

Além do número de cidades participantes, há também a necessidade do aumento de recursos para a área turística. Hoje são destinados R$ 433 milhões, sendo 80% para as estâncias e 20% para os MITs.

Segundo a mesma proposta, um novo valor seria aportado no turismo paulista, algo em torno de R$ 590 milhões.

Com este possível incremento nos recursos, se a proposta de aumento das estâncias e MITs passar, poderemos ter também um aumento nos valores de repasses aos municípios.

Agora a proposta precisa ser assinada por 33 deputados estaduais para que seja levada à votação no plenário da Alesp.