08 OUT 2018
SAAE
SAAE assina contrato para projeto de nova Estação de Tratamento de Esgoto do Distrito de Jafa

Foi assinada na manhã de segunda, dia 8, a ordem de serviço para o desenvolvimento do projeto básico e projeto executivo para o Distrito de Jafa.

Segundo o engenheiro Leandro Klais, da Saneproj, empresa ganhadora da licitação, ?em função do crescimento populacional a atual estação de tratamento de esgoto não suporta mais a demanda. No local da atual ETE - Estação de Tratamento de Esgoto - será implantada uma EEE - Estação Elevatória de Esgoto -  que irá bombear todo o material a ser tratado para um local mais alto e depois seguirá por gravidade até a nova estação a ser construída?.

O prazo contratual para a entrega dos projetos é de 90 dias, mas os responsáveis pela empresa esperam que tudo seja entrega em 60 dias.

O diretor executivo do SAAE, Ulysses Bottino Peres, falou sobre a ação: ?Desde o segundo semestre de 2014 que a Cetesb determinou a construção de uma nova ETE, coincidentemente com o pedido do novo loteamento de Jafa. Neste caso, o maior problema que nós temos é que o riacho Água da Jafa, que fica perto do pesqueiro, tem uma vazão menor que o efluente lançado nele. Além de cumprirmos uma determinação da Cetesb haverá uma nova concepção de como construir uma nova ETE e como operar este novo aparelho, o que não tínhamos no passado?.

Em relação às melhorias, Ulysses esclarece: ?A primeira será o afastamento da estação da área urbana do Distrito de Jafa. E também nós teremos o aumento da eficiência do tratamento do esgoto, que será no mínimo o dobro da atual, passando de 95%. Recebendo o projeto nós iniciaremos os trâmites legais da licitação. É bem provável que a nova ETE do Distrito de Jafa seja entregue já em 2019?.