04 MAI 2021
SAAE
SAAE - autarquia se orgulha em fazer parte dos 92 anos de Garça

Responsável por oferecer a cidade 100% de água tratada e 99,6% de esgoto coletado e tratado, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE), orgulha-se de fazer parte da história de Garça e de colaborar ativamente para o desenvolvimento de um município que comemora 92 anos de emancipação político-administrativa com olhar voltado para o futuro. Da captação feita por drenos no início da década de 60 à perfuração do poço tubular profundo para captação de água do sistema Aquífero Guarani ? obra iniciada em novembro do ano passado e concluída no mês passado -, a história do SAAE se funde a história de Garça e acompanha seu desenvolvimento.

A capacidade hídrica, a qualidade da água e o tratamento dispensado ao esgoto gerado e coletado diferem o município da grande maioria das cidades brasileiras. Diagnósticos de Prestação dos Serviços de Saneamento Básico 2019 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mostram que 83,7% da população contam com água potável e 54,1%, com esgotamento sanitário. Índices bem inferiores aos 100% e 98% registrados pelo SAAE.

Garça, por meio do trabalho desenvolvido pela autarquia municipal, também se destaca pela redução na perda de distribuição do sistema de água. Em 2019, o diagnóstico do SNIS apontou que o índice de perdas na distribuição no Brasil foi de 39,2%, ou seja, 3,7 litros de água perdidos para cada 10 produzidos, devido a fraudes, erros de leitura dos hidrômetros, vazamentos e outros fatores. Em Garça, graças aos serviços preventivos e de manutenção na rede de distribuição, a perda é de aproximadamente 20%.Resultados que validam o compromisso do SAAE e colocam o município em um patamar diferenciado.

Segundo o diretor executivo do SAAE, André Pazzini Bomfim, todo o trabalho realizado pela autarquiae pela Prefeitura Municipal visa garantir à comunidade um serviço de qualidade e planejado para atende a realidade do município pelos próximos 30 anos. Levantamento feito pelo Departamento de Planejamento do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos mostra que o número de ligações de água cresceu significativamente nos últimos cinco anos. Saltou de 17.033 para 18.140 ligações, aumento de 6,5%. E deve aumentar ainda mais. ?Estamos vivendo um período de crescimento demográfico e econômico. No entanto, durante anos, a cidade se desenvolveu e os canais de captação permaneceram os mesmos?, ressaltou.

Dentro desse contexto, e já planejando uma oferta de água segura para as próximas três décadas, Garça, a partir deste ano, passa a fazer parte dos 62 municípios que integram as bacias dos rios Aguapeí e Peixe, a captar água, também, do Sistema Aquífero Guarani. ?O primeiro e mais importante passo foi dado com a perfuração do poço tubular profundo, na região da estação B1 e com teste de vazão de aproximadamente 200 metros cúbicos de água por hora. A previsão é que todo o sistema de captação e distribuição esteja pronto e funcionando de forma independente até o final do ano que vem?, explicou o diretor do SAAE. Atualmente Garça é abastecida pela água captada do Córrego do Barreiro e da Represa Cascata. ?Sem água e sem um esgoto tratado em sua totalidade, o município não avança. Esse é o nosso desafio: garantir segurança hídrica para o desenvolvimento que se desenha para os próximos anos e atingir 100% de esgoto sanitário tratado?, garantiu André Pazzini Bomfim. (assessoria/SAAE)