08 ABR 2022
Garça continua no Mapa do Turismo Brasiliero 2022
A cidade recebeu o certificado emitido pelo Ministério do Turismo, que a classifica como um município de interesse turístico a ser visitado e explorado.
A cidade de Garça cumpriu todos os pré-requisitos, objetivos e determinações do Mistério do Turismo e obteve a renovação de sua participação no Mapa do Turismo Brasileiro 2022 em documento emitido pela pasta. Segundo a Diretora de Turismo, Márcia Praxedes, esse é um passo importante para Garça. “Esse certificado é muito importante, porque como é um município reconhecido como de ‘Interesse Turístico’ temos um compromisso de manter em ordem todas as obrigações, para que esse reconhecimento de fato aconteça na prática, não só a nível de documentos”.

Confira o Mapa do Turismo Brasileiro aqui

A função do Mapa é servir como um instrumento de orientação que retrate o potencial turístico de cada região do Brasil e nortear as ações do Ministério do Turismo. Entre as ações, está a determinação de quais municípios devem receber investimentos e melhoria em infraestrutura, campanhas publicitárias que os promovam como destinos turísticos, cursos de qualificação de profissionais, entre outros projetos que venham a agregar na fomentação do turismo destas regiões.

Entre as várias determinações e critérios que os municípios precisam atender para compor este Mapa, está a obrigatoriedade da cidade possuir um Conselho Municipal de Turismo, atuante e eficiente. Segundo Márcia, a atuação do COMTUR foi de grande importância para a conquista. “O Conselho Municipal de Turismo é bem atuante e participa ativamente da construção desse trabalho. O Conselho  possuía todos os documentos que precisávamos entregar para comprovar que haviam reuniões, atas, discussões e que atendemos os critérios estabelecidos na portaria 41 para fazer parte do Mapa”

Outro critério importante é participar do Programa de Regionalização, que é um dos princípios da Política Nacional de Turismo. Garça, juntamente as cidades do entorno, Marília, Gália e Vera Cruz compõem a Região Turística Alto Cafezal e tem a responsabilidade de atuar na região com foco na qualidade, roteiros, desenvolvimento e melhorias dos serviços prestados. Esse programa trabalha sob a perspectiva de que o trabalho regionalizado permite ganhos, não só para o município que recebe o turista, mas para toda a região. “A ideia é trazer os outros 14 municípios da região para fazer parte desse Mapa também”, explica a diretora.

Porém, o trabalho não acaba aqui, está apenas começando. “Nós temos um grupo que se reúne mensalmente. Alguns dos demais municípios não tem uma pasta específica do Turismo, mas estamos auxiliando nessas reuniões sobre como é necessário proceder. Pois, hoje, Garça e Marília são, em conjunto, interlocutores regionais e temos o compromisso de multiplicar essas informações para os outros municípios. Afinal, quanto mais municípios estiverem no Mapa, melhor será para todos nós, já que quem já visitou um dos município vai querer conhecer os outros também, e indicará para outras pessoas. Dessa forma, estaremos fomentando a nossa economia, e haverá um desenvolvimento económico conjunto”.

Autor: Andreza Levorato Sega
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos