O #CineCiência, programa do MIS que promove debates de filmes à luz da ciência, fala nesta edição sobre o premiado “Gênio Indomável" (dir. Gus Van Sant, 1998, EUA, 14 anos, 126 min), colocando na arena os temas da genialidade, rebeldia, matemática e psiquiatria. Will (Matt Damon) é um rapaz brilhante e tem um grande talento para a matemática, mas trabalha como faxineiro em uma famosa universidade (MIT). O psicólogo Sean Maguire (Robin Williams) o ajuda a formar sua identidade e lidar com as emoções, direcionando-o na vida. Para analisar o filme, os convidados são o matemático e historiador da ciência Thomas Haddad e o médico e psiquiatra José Eduardo Porto Santanna. A mediação é de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto.
A participação é gratuita e o debate acontecerá na terça-feira, 19 de abril, as 2h no link
https://youtu.be/XVcXGSEoVww. Disponível interpretação em libras.
Sobre os convidados
Thomás Haddad é professor na Universidade de São Paulo. Em 2020, foi professor visitante (Charles H. Watts Memorial Visiting Professorship) de história da ciência colonial nas Américas na Brown University, EUA, e pesquisador residente da John Carter Brown Library. Nesta, foi curador convidado (juntamente com Nydia Pineda, da University of California, San Diego) da exposição “Constellations: Reimagining Celestial Histories in the Early Americas”. É presidente da Science and Empire Commission da Division for the History of Science and Technology (DHST/IUHPS), e foi editor da “Revista Brasileira de História da Ciência” de 2014 a 2020. Ademais de artigos e capítulos sobre a história dos saberes celestes na época moderna, publicou o livro “Maps of the Moon: Lunar Cartography from the Seventeenth Century to the Space Age” (Brill, 2019).
José Eduardo Porto Santanna é médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes. Especialista em Psiquiatria pelo HSPE-IAMSPE e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Encarregado do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital do Servidor Público Estadual – IAMSPE. Pesquisador no PEPG em História da Ciência – PUC/SP (CESIMA), com foco em História da Psiquiatria e da Psicofarmacologia.
Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É ainda conselheiro Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação.